14/10/2022 às 14:50, atualizado em 14/10/2022 às 15:21

GDF Presente limpa e reforma bocas de lobo em Ceilândia

Equipes do GDF Presente atuaram para renovar estruturas no Conjunto H da QNR 4, o que contribui para evitar alagamentos no período chuvoso

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Limpar, desobstruir e recuperar bocas de lobo é um serviço demandado às equipes do GDF Presente semanalmente. Um dos locais que contou recentemente com esse trabalho é o Conjunto H da QNR 4, em Ceilândia, onde uma nova estrutura foi construída e retirado todo o material descartado irregularmente.

GDF Presente trabalhou na limpeza e na reforma de bocas de lobo para a drenagem adequada das águas pluviais | Foto: Divulgação/GDF Presente

O local estava com a boca de lobo danificada e trazia perigo aos moradores por não ter cobertura, com risco de causar acidentes à beira da calçada. Os profissionais corrigiram o problema, retiraram da boca de lobo materiais como sacos de lixo e resto de móveis, e iniciaram a construção de uma nova cobertura e entrada para a água.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Com novas tampas acima da calçada e novas saídas para a rede pluvial, as bocas de lobo nesse ponto do Conjunto H da QNR 4 ficaram mais seguras. Trabalho que foi executado por quatro profissionais na quinta-feira (13).

“A drenagem adequada das águas pluviais, por meio de redes e captação por bocas de lobo, evitam enchentes e alagamentos e contribuem para a saúde da comunidade”, afirma o coordenador do Polo Oeste II do GDF Presente, Elton Walcacer.

Um serviço que tem recebido a atenção do Governo do Distrito Federal. Entre janeiro de 2020 e agosto de 2022, cerca de R$ 6,8 milhões foram investidos em serviços de desimpedimento, construção, reconstrução e limpeza das tubulações de passagem de águas das chuvas, bocas de lobo e bueiros. No ano passado, aproximadamente 10,4 mil canais da rede de drenagem – entre bocas de lobo e poços de visita, conhecidos popularmente como bueiros – foram limpos e 1,1 mil toneladas de materiais foram retiradas.

WhatsApp Image 2022-10-14 at 11.43.19