14/10/2022 às 09:38

Saúde e segurança de trabalho são tema de semana especial

Promovida para servidores do Brasília Ambiental, atividade tem como focos o autocuidado, hábitos saudáveis e interação; palestras serão disponibilizadas no canal do instituto no YouTube 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Começa, na segunda-feira (17), a X Semana da Saúde e Segurança do Trabalho do Instituto Brasília Ambiental. O evento, que vai até o dia 21, terá palestras virtuais diárias, na plataforma Zoom, para servidores da autarquia. Entre os temas, destaca-se saúde física e mental, com ênfase na conscientização sobre a importância do autocuidado e hábitos saudáveis. As atividades serão disponibilizadas, posteriormente, no canal da autarquia no YouTube.

Arte: Brasília Ambiental

A novidade desta edição fica por conta do retorno da Caminhada pela Saúde – suspensa nos anos anteriores devido à pandemia de covid-19 -, que encerra a programação na sexta-feira (21), a partir das 8h, no Parque Ecológico Olhos d’Água, na Asa Norte.

Programação virtual

 A X Semana de Saúde será aberta às 10h de segunda-feira, com a participação do presidente do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão, superintendentes e demais gestores.  Às 10h30, do mesmo dia, o farmacêutico Renan Almeida falará sobre aromaterapia.

Na terça (18), às 10h, o biólogo e educador ambiental Marcus Paredes ministrará a palestra “Cuidar do jardim e da horta em casa”. Já às 15h, a instrutora de mindfulness Rosângela Lins de Albuquerque abordará o tema “Mindfulness e saúde mental”. Essa técnica, que pode ser traduzida como “atenção plena”, tem como objetivo desenvolver a concentração no momento presente.

Na quarta (19), às 10h, a nutricionista Ladjany Sousa fará a palestra “Entenda mais sobre a dieta low carb”. Às 14h, a química e terapeuta Rosângela Echeveria falará sobre o tema “Restauração ecológica produtiva – plantas medicinais”.

Na quinta-feira (20), último dia de atividades virtuais, o foco será a saúde dos servidores. Às 10h, a psiquiatra Karinne Tavares guiará a conversa sobre saúde mental no trabalho; e, às 15h, a fisioterapeuta Ludmilla Figueiredo dará palestra sobre saúde da mulher.

Além de palestrantes que são servidores do Brasília Ambiental, as atividades da Semana da Saúde se desenvolvem por meio de parcerias com outros órgãos do governo ou com profissionais liberais.

*Com informações do Brasília Ambiental