17/10/2022 às 12:49, atualizado em 17/10/2022 às 13:24

Liberada faixa de pedestre no boulevard do Túnel de Taguatinga 

Passagem que liga a Praça do Relógio ao lado sul da cidade foi entregue nesta segunda (17); por causa dos trabalhos efetuados no local, a travessia vinha sendo feita por uma das pistas da Avenida Comercial

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Cruzar a pé da Praça do Relógio até Taguatinga Sul agora vai ficar mais seguro e confortável. Uma nova faixa de pedestre, localizada no boulevard do Túnel de Taguatinga, foi liberada para uso nesta segunda-feira (17). Até então, por conta das obras da passagem subterrânea, os pedestres vinham usando uma das pistas da Avenida Comercial para fazer a travessia.

Passagem de pedestre foi entregue nesta segunda-feira (17), em Taguatinga | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

[Olho texto=”Feito de concreto de cimento portland, piso tem vida útil três vezes maior que a do asfalto” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A entrega da nova passagem de pedestre só foi possível porque o pavimento rígido do corredor exclusivo para ônibus já começou a ser feito. “Em uma semana de trabalho, revestimos 80 metros da primeira faixa de rolamento do BRT e 50 metros da segunda”, informa o engenheiro André Borges, um dos responsáveis pela obra do túnel. “Também concretamos 40 metros do trecho que receberá uma baia para ônibus”.

O pavimento rígido é o revestimento mais indicado para as faixas do BRT, sigla em inglês para bus rapid transit (ônibus de trânsito rápido). O piso produzido com concreto de cimento portland (CCP) tem uma vida útil até três vezes maior do que o asfalto. Por isso, seu uso é recomendado para corredores de ônibus. O mesmo material é usado nas seis faixas de rolamento do Túnel de Taguatinga.

A dona de casa Elaine Rassilan, que sempre caminha pelo centro de Taguatinga, ressalta: “Vai ficar mais confortável e seguro andar por aqui”

Quem caminha pelo centro da cidade aprova a nova faixa de pedestres. É o caso da dona de casa Elaine Rassilan, 43 anos, que leva o filho para a escola a pé quase todos os dias. “Vai ficar mais confortável e seguro andar por aqui, fora que a obra está ficando muito bonita e será um motivo de orgulho para os moradores de Taguatinga”, comemora.

Liberada faixa de pedestre no boulevard do Túnel de Taguatinga