18/10/2022 às 17:53

Curso gratuito ensina sobre o cultivo de plantas medicinais

Iniciativa da Emater-DF tem como objetivo resgatar o conhecimento popular sobre as ervas, para que sejam mais uma alternativa de renda para produtores rurais

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Começou nesta terça-feira (18) o curso Quintais Agromedicinais, realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). O objetivo é fazer com que, no campo, além de alimentos, os produtores possam ter espaços para o cultivo dessas plantas e, assim, resgatem a cultura e o conhecimento popular sobre as ervas.

[Olho texto=”Os cursos da Emater-DF são gratuitos e produtores interessados em participar devem procurar o escritório mais próximo de sua propriedade” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Queremos que as pessoas possam resgatar essa sabedoria para que cuidem de si, da família e da vizinhança. Além disso, estamos fazendo um mapeamento de mercado e queremos que seja mais uma alternativa de renda para a família”, diz a extensionista da Emater-DF Maria Bezerra.

No curso, a produtora rural Josefa Ataídes e as extensionistas da Emater Maria Bezerra, Renata Cabús, Yokohama Cabral e Maria do Carmo Barbosa apresentam algumas espécies e destacam como elas podem contribuir para o bem-estar das famílias e ser uma alternativa de renda.

No curso, são apresentadas algumas espécies de plantas medicinais e como elas podem contribuir para o bem-estar das famílias e ser uma alternativa de renda | Foto: Divulgação/Emater-DF

Também falam sobre os cuidados no plantio, manejo e quanto ao uso, já que possuem princípios ativos com efeitos farmacológicos. Por isso, a Emater destaca a importância de os produtores saberem reconhecer as plantas, sua procedência e como utilizá-las de forma segura.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A segunda etapa do curso ocorrerá no dia 25 de outubro, na propriedade de Josefa Ataídes, em São Sebastião. Lá, será possível ver mais espécies, aprender a identificá-las e manipulá-las. A produtora também falará da sua experiência de comercialização.

Os cursos da Emater-DF são gratuitos e produtores interessados em participar devem procurar o escritório mais próximo de sua propriedade. Veja a lista aqui.

*Com informações da Emater-DF