18/10/2022 às 12:57, atualizado em 18/10/2022 às 14:56

Viaduto do Noroeste vai beneficiar cerca de 100 mil motoristas diariamente

Obra teve início nesta terça-feira (18) após o governador Ibaneis Rocha assinar a ordem de serviço; investimento é de R$ 29,6 milhões e vai gerar 300 empregos

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Lançado nesta terça-feira (18) pelo governador Ibaneis Rocha, o viaduto do Noroeste vai beneficiar cerca de 100 mil motoristas diariamente quando concluído. Um investimento de R$ 29,6 milhões e que vai gerar cerca de 300 empregos.

O presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior, detalha o projeto do viaduto ao governador Ibaneis Rocha | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O consórcio responsável pela obra é o Belavia-Secol, e a previsão é que os trabalhos durem dez meses, incluindo topografia, terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização (horizontal e vertical), obra de arte especial (viaduto), obras complementares, serviços ambientais e canteiro de obras.

Para o governador Ibaneis Rocha, o viaduto soluciona o trânsito nessa região da altura da Epia com o Noroeste. “É uma reclamação antiga, tinha mais de dez anos que se prometia o viaduto e as coisas não saíam, por isso a nossa pressa de começar logo e não esperar o próximo mandato. Essa é uma dívida do governo com esse bairro. Esse bairro foi vendido como uma esperança, e agora estamos saldando esse débito”, disse o governador.

[Olho texto=”“Somos hoje quase 23 mil moradores, já passamos da metade da ocupação do bairro. O senhor, governador, é um realizador de sonhos. Entregou nosso parque, abriu a nossa W9 e está iniciando o viaduto do Noroeste, que escuto há 14 anos que ele não sairia do papel, e o senhor está provando o contrário hoje”” assinatura=”Antônio Custódio Neto, presidente da Associação dos Moradores do Noroeste ” esquerda_direita_centro=”direita”]

Visão que é compartilhada pelo presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER), Fauzi Nacfur Júnior. “O Noroeste é um bairro novo, com uma infraestrutura de qualidade, mas que necessita desse acesso facilitado. Esse viaduto vai resolver o entroncamento com a Epia e a entrada do Noroeste”, afirma.

Já o presidente da Terracap, Izidio Santos, acrescenta que o viaduto é um retorno à população pela venda de terrenos em todo o DF. “Aqui estamos mostrando para onde vai o lucro da venda dos lotes da Terracap: vai para as cidades. O Noroeste foi prometido lá atrás para ter muita infraestrutura, e estamos conseguindo agora trazer essa infraestrutura para dentro”, avalia.

Quem mora no bairro também comemora. É o caso do presidente da Associação dos Moradores do Noroeste (Amonor), Antônio Custódio Neto. Ele lembra do passado de promessas para elogiar a iniciativa do atual governo: “Somos hoje quase 23 mil moradores, já passamos da metade da ocupação do bairro. O senhor, governador, é um realizador de sonhos. Entregou nosso parque, abriu a nossa W9 e está iniciando o viaduto do Noroeste, que escuto há 14 anos que ele não sairia do papel, e o senhor está provando o contrário hoje.”

Outro ponto observado entre os presentes à  cerimônia é a importância do viaduto para organizar o trânsito na avenida W9, que foi concluída na gestão Ibaneis e se trata da principal avenida do bairro. “Entregamos a via W9, que deve ser a via prioritária do Noroeste, e a gente sabe que o trânsito do Noroeste está concentrado na W7 e isso causa impacto para os moradores e para o parque Burle Marx. Organizar esse trânsito e trazê-lo aqui para a W9 era uma demanda bem antiga”, comenta a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro.

Viaduto do Noroeste vai beneficiar cerca de 100 mil motoristas diariamente