20/10/2022 às 17:38

Inscrições abertas para os Jogos Mundiais do Meio Ambiente

Com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, o evento será entre 5 e 13 de novembro e contará com quatro modalidades esportivas: corrida cross country, mountain bike cross country, futevôlei e natação em águas abertas

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Brasília vai receber os Jogos Mundiais do Meio Ambiente 2022, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), entre 5 e 13 de novembro. Serão dois fins de semana de muito esporte e adrenalina, em um evento que contará com quatro modalidades: corrida cross country, mountain bike cross country (MTB), futevôlei e natação em águas abertas (travessia).

[Olho texto=”“Modalidades esportivas praticadas fora de ambientes fechados aproximam as pessoas da natureza, aumentando a preocupação com a preservação”” assinatura=”Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer” esquerda_direita_centro=”direita”]

As inscrições para todas as modalidades são limitadas e já estão abertas no site www.jmma22.com.br. O evento vai reunir atletas, corredores, ciclistas e público em geral, num momento de socialização e lazer.

“Esporte e meio ambiente jogam juntos. Brasília já provou ser uma academia a céu aberto, com muitos espaços ao ar livre para a prática de diversas atividades físicas. Modalidades esportivas praticadas fora de ambientes fechados aproximam as pessoas da natureza, aumentando a preocupação com a preservação. Fomentar iniciativas que, além de incentivar hábitos saudáveis, conscientizam sobre a necessidade de conservação é somar forças para projetar um futuro melhor em todos os aspectos”, declarou a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

As competições de futevôlei terão como palco a Arena Guaraense, no Guará; participantes serão divididos em três categorias (A, B e C), em duplas femininas, masculinas e mistas

No primeiro fim de semana do evento, haverá as competições de futevôlei, na Arena Guaraense, no Guará. Serão 75 inscrições e os participantes estarão divididos em três categorias (A, B e C), em duplas femininas, masculinas e mistas.

No sábado (12/11), será a vez da natação em águas abertas, também limitada a 75 atletas, que poderão desfrutar do Lago Paranoá e das suas belezas em um ponto de turismo e contemplação de Brasília: a Ermida Dom Bosco. Serão disponibilizadas as distâncias de 5 km, 3 km e 1 km – provas A, B e C, respectivamente -, com o percurso definido por boias. Para a segurança dos nadadores, haverá o acompanhamento de toda a prova por caiaques e lanchas.

Limitada a 75 atletas, a competição de natação em águas abertas terá largada na Ermida Dom Bosco: percursos serão de 5 km, 3 km e 1 km

No domingo (13/11), às 7h30, será dada a largada da corrida cross country, com percurso de 5 km e 10 km; e, às 9h, a largada do mountain bike cross country, com percursos de 25 km e 50 km, na Floresta Nacional de Brasília, Taguatinga Norte, com acesso pela BR-070. O lugar é favorável a esportes ao ar livre, proporcionando um contato com a natureza e fácil acesso ao público. Serão 500 inscrições, 150 para o mountain bike e 350 para a corrida cross country.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O projeto dos Jogos Mundiais do Meio Ambiente é inédito na capital federal. “O grande objetivo desse evento é a integração do homem com o meio ambiente através do esporte. Vislumbra-se também apontar a importância da preservação e do cuidado com o planeta que habitamos, bem como a possibilidade de usufruir da natureza sem causar danos, de forma plena e eficaz ao esporte e lazer”, afirma o diretor-executivo do evento,Freddy Carvalho.

“As modalidades esportivas que fazem parte dos Jogos Mundiais do Meio Ambiente instigam o homem por meio de barreiras naturais e do contato direto com alguns elementos imprevisíveis da natureza, como a terra, o ar e a água”, completa Carvalho.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer