21/10/2022 às 14:56, atualizado em 21/10/2022 às 15:11

Barreiras new jersey no Túnel de Taguatinga são multifuncionais

Maior obra viária do DF terá um total de 4 km de muretas feitas em concreto. Além de servirem como proteção no exterior do túnel, elas são usadas para a passagem de cabos de energia e tubulações do sistema de escoamento da construção

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

A produção das barreiras New Jersey do Túnel de Taguatinga está perto do fim. Faltam apenas 350 m para que a estrutura esteja totalmente concluída – ao final, a obra estará guarnecida por aproximadamente 4 km de mureta. A última etapa do trabalho tem se concentrado no lado norte da passagem subterrânea, por onde os veículos vão trafegar no sentido Plano Piloto-Ceilândia.

Última etapa da produção das barreiras tem se concentrado no lado norte da passagem subterrânea, por onde os veículos vão trafegar no sentido Plano Piloto-Ceilândia | Fotos: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília

As New Jersey são peças multifuncionais. Essas pequenas paredes, feitas geralmente de concreto, podem ser usadas para separar o fluxo de veículos, delimitar áreas em obra ou proteger a estrutura de passagens subterrâneas. No Túnel de Taguatinga, as muretas ainda acumulam outras funções.

Algumas New Jersey estão na fase da armação, estrutura feita com vergalhões de aço para dar mais resistência à barreira

“Em conjunto com as paredes da passagem subterrânea, as barreiras New Jersey formam o que chamamos de canaleta de utilidades”, conta o engenheiro civil fiscal da obra, Antônio Carlos Ribeiro Silva. “É um vão por onde passam cabos de energia e tubulações do sistema de escoamento da construção.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A importância das muretas não se limita ao interior do túnel. Fora dele, a peça é um item de segurança essencial. “Se houver um acidente, as barreiras evitam que qualquer veículo vá parar na outra pista, provocando um estrago ainda maior”, explica o engenheiro Renes Cândido.

Nesta etapa final da produção, algumas New Jersey estão na fase da armação, estrutura feita com vergalhões de aço para dar mais resistência à barreira. Outras já estão com a forma pronta para receber o concreto.