21/10/2022 às 19:09

Cadastramento de empresas e prestadores de serviço fortalece turismo do DF

Ação inédita da Setur-DF com o Ministério do Turismo destaca a importância do Cadastur para garantir segurança e qualidade nos atendimentos aos visitantes e público interno

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O secretário de Turismo, William Almeida, recebeu nesta sexta-feira (21), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, uma ação conjunta e inédita da Secretaria de Turismo (Setur-DF) com o Ministério do Turismo, em que foi debatida a importância do Cadastur (cadastro de empresas e profissionais do turismo), da formalização do setor, bem como os benefícios da regularização para os prestadores de serviços turísticos.

[Olho texto=”“Precisamos transformar Brasília em referência turística em todos os cenários. Brasília é a capital do país, é um destino muito procurado e de grande importância”” assinatura=”Fábio Augusto Oliveira, secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo” esquerda_direita_centro=”direita”]

O bom desempenho do cadastramento turístico no Distrito Federal foi apresentado durante a reunião que celebrou cinco anos de fiscalização do Cadastur. “A Setur vem realizando, ao longo da gestão do governador Ibaneis Rocha, uma série de ações e projetos que possibilitaram o crescimento e o avanço do cadastro dos trabalhadores e empresas do setor de turismo”, afirmou William Almeida.

“Para ilustrar esse crescimento, podemos falar dos guias de turismo, que saíram de 80 profissionais cadastrados para 355 atualmente. Hoje estamos realizando essa reunião em parceria com o Ministério do Turismo para reforçar e colaborar, cada vez mais, com o desempenho do setor turístico”, acrescentou o secretário.

Durante o evento, o secretário William Almeida falou sobre ações e projetos para promover o crescimento do turismo no DF | Foto: Ana Carolina/Setur-DF

Referência

O secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Augusto Oliveira Pinheiro, destacou a importância da formalização e fiscalização dos segmentos turísticos para o conforto, segurança e melhor qualidade na experiência final do visitante.

Fábio também enaltece Brasília como um importante destino turístico mundial. “Precisamos transformar Brasília em referência turística em todos os cenários. Brasília é a capital do país, é um destino muito procurado e de grande importância”, afirmou o secretário.

[Olho texto=”“A Setur vem realizando, ao longo da gestão do governador Ibaneis Rocha, uma série de ações e projetos que possibilitaram o crescimento e o avanço do cadastro dos trabalhadores e empresas do setor de turismo”” assinatura=”William Almeida, secretário de Turismo” esquerda_direita_centro=”direita”]

Daniela Henriques Saraiva, coordenadora geral de Formalização e Fiscalização dos Prestadores de Serviços Turísticos reforçou o trabalho da fiscalização do Cadastur em prol das formulações de ações e projetos que colaboram, cada vez mais, para aproximar o prestador de serviço do trabalho regular.

“O Cadastur auxilia nas estatísticas e pesquisas como fonte de informação e produtos turísticos, o que destaca a importância de eventos como esse”, afirma a coordenadora.

O evento contou com a presença do comandante do 5º Batalhão da PMDF (Batalhão Rio Branco), major Rafael Delatorres, representante da polícia militar que presta atendimento aos visitantes com profissionais fluentes em francês, inglês e espanhol.

Os policiais do Batalhão de Policiamento Turístico reforçam a segurança de quem vem de fora do Brasil. O batalhão também participa, com apoio, de ações de fiscalização do Cadastur. “Brasília conta com uma polícia preparada para colaborar com o apoio aos visitantes, garantindo a segurança dos turistas e das embaixadas existentes aqui”, confirma o major.

O Cadastur auxilia nas estatísticas e pesquisas como fonte de informação sobre produtos turísticos | Foto: Reprodução

Fiscalização

Representantes do trade de turismo estiveram presentes apoiando e participando da reunião. Vera Leda Ferreira de Moraes, presidente da Fetratuh (Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospedagem do DF), parabenizou os esclarecimentos apresentados durante a reunião e reforçou a importância de colocar os turistas sob o cuidado de quem realmente saiba vender o turismo das localidades.

“É preciso olhar para a equipe de fiscalização da polícia militar, em especial com relação à transporte e guias de turismo, porque não valerá a pena se preocupar com os investimentos e todos os equipamentos do trade se não for colocado os turistas sob o cuidado de quem realmente está regular”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Ela encerra agradecendo a todos os membros do trade, o esforço do secretário William para alavancar o turismo no DF e deixa registrado seu agradecimento e a sua homenagem à Polícia Militar, pois se sente honrada e segura com a segurança que eles fazem.

Levi Barbosa, presidente da Abav-DF (Associação Brasileira dos Agentes de Viagens no DF) informou que as empresas de viagens precisam estar cadastradas no Cadastur para serem associadas à ABAV. “As empresas precisam sair da informalidade estando presentes no Cadastur, para só assim obterem o selo ABAV em Brasília”, diz. Para Barbosa, isso reduz fraudes, traz ainda mais segurança para os consumidores e, principalmente, regulamenta os serviços.

Benefícios

Pessoas físicas e jurídicas que estão inscritas regularmente no Cadastur têm a possibilidade de obter financiamento por meios de bancos oficiais, participação em programas de qualificação profissional promovidos pelo MTur, visibilidade nos canais oficiais de divulgação da pasta, apoio em eventos, feiras e ações, entre outras vantagens.

*Com informações da Secretaria de Turismo do DF