21/10/2022 às 10:01

Extensionistas rurais vão repassar conhecimento previdenciário a produtores

Coordenado pelo INSS, curso visa divulgar na área rural informações sobre a Previdência Social, como benefícios

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

A fim de formar disseminadores do conhecimento previdenciário com as competências necessárias para multiplicar as informações obtidas entre os segurados rurais, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) está ministrando o curso Disseminadores das Informações Previdenciárias para mais de 40 extensionistas rurais da Emater. A capacitação começou na quarta-feira (19) e será concluída nesta sexta (21).

Extensionistas participam de curso de capacitação realizado pelo INSS; objetivo é disseminar conhecimento previdenciário entre produtores rurais | Foto: Divulgação/Emater-DF

Pela modalidade presencial e com carga horária de 24 horas, a atividade faz parte do Programa de Educação Previdenciária e tem o objetivo de atualizar os extensionistas sobre informações previdenciárias como segurado especial (público da agricultura familiar).

[Olho texto=”“Faz parte do nosso objetivo inserir produtores e trabalhadores rurais nas políticas públicas do Governo do Distrito Federal e do governo federal. Será mais um serviço dentro do escopo de atendimento humanizado e personalizado do extensionista rural, que considera todos os campos da vida do produtor”” assinatura=”Cleison Duval, chefe de gabinete da Emater” esquerda_direita_centro=”direita”]

A finalidade é potencializar e qualificar os atendimentos de informações sobre políticas públicas de assistência social e benefícios previdenciários, além de orientações sobre os recursos tecnológicos do aplicativo Meu INSS, usados para requerer benefícios e serviços.

O chefe de gabinete da Emater, Cleison Duval, participou da abertura do curso e destacou que a missão da empresa vai além da assistência técnica e extensão rural aos produtores rurais do DF.

“Faz parte do nosso objetivo inserir produtores e trabalhadores rurais nas políticas públicas do Governo do Distrito Federal e do governo federal e, dessa forma, levar informações sobre como eles podem ser amparados em todos os momentos de suas vidas, seja no nascimento, seja velhice e nas diversas situações em que precisam se afastar do trabalho de forma temporária e definitiva. Será mais um serviço dentro do escopo de atendimento humanizado e personalizado do extensionista rural, que considera todos os campos da vida do produtor”, disse Cleison Duval.

Após o curso, os técnicos da Emater estarão aptos a divulgar aos produtores rurais informações sobre como se inscrever e se filiar à Previdência Social, quem pode ser dependente dos segurados, formas de contribuição previdenciária, tempo de carência, benefícios e serviços previdenciários e Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, entre outras.

*Com informações da Emater