25/10/2022 às 13:33, atualizado em 25/10/2022 às 15:43

Empresas recebem escrituras e segurança jurídica para gerar mais empregos

Governador Ibaneis Rocha entregou 25 documentos a participantes dos programas Pró-DF e Desenvolve-DF em cerimônia no Sinduscon nesta terça-feira (25); meta é regularizar três mil empresas

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

O Dia da Construção Civil foi comemorado nesta terça-feira (25) com a entrega de escrituras e contratos de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) a 25 empresas do ramo e de outros setores pelas mãos do governador Ibaneis Rocha. O evento reuniu dezenas de empresários e representantes do setor produtivo na sede do Sinduscon/DF, entidade que também recebeu o CDRU do terreno que ocupa no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). O objetivo é regularizar até três mil empresas.

[Olho texto=”“Temos sintonia fina com o setor produtivo do DF, mantemos uma conversa sempre transparente com os setores, e isso vem fazendo com que o DF avance na questão do emprego aqui na nossa cidade; e é isso que nós vamos buscar para os próximos quatro anos, melhorando o ambiente de negócios”” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]

A entrega das escrituras públicas e dos contratos de concessão ocorreu no âmbito dos programas de desenvolvimento Pró-DF e Desenvolve-DF e contemplou desde escolas até empresas de materiais de construção de diferentes cidades. Algumas delas aguardavam pela documentação há 30 anos.

Para o governador Ibaneis Rocha, os quase quatro anos do primeiro mandato permitiram que o DF se organizasse financeiramente e juridicamente e aumentasse a capacidade de investimento, o que se refletiu nas 1,6 mil obras públicas concluídas ou em andamento.

“Esse documento traz segurança jurídica para os investimentos na nossa cidade. Temos sintonia fina com o setor produtivo do DF, mantemos uma conversa sempre transparente com os setores, e isso vem fazendo com que o DF avance na questão do emprego aqui na nossa cidade; e é isso que nós vamos buscar para os próximos quatro anos, melhorando o ambiente de negócios”, avaliou o governador.

O Dia da Construção Civil foi comemorado nesta terça (25) com a entrega, pelo governador Ibaneis Rocha, de escrituras e contratos de CDRU a 25 empresas do ramo e de outros setores | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Anfitrião do evento, o Sinduscon é uma das entidades contempladas com a documentação. Desde 2009, a entidade pleiteava a CDRU do terreno que ocupa no SIA, e agora seus dirigentes pretendem construir um centro de formação no local em parceria com o Senai.

“A gente se orgulha muito da alquimia que tivemos nesses quatro anos. E a gente espera que, com a equipe azeitada, o governo possa fazer muito mais nos próximos quatro anos para o construtor civil e para a população. Essa documentação é para o bem deles, da economia e da cidade. Quanto mais formalizado o setor, melhor para a economia”, comemorou o presidente do Sinduscon, Dionyzio Klavdianos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Segurança jurídica para três mil empresas

Na prática, o rito do Desenvolve-DF, que substituiu o Pró-DF, é o mesmo de uma licitação da Agência de Desenvolvimento (Terracap). Leva o terreno quem ofertar o maior valor para a concessão mensal. O vencedor da licitação faz jus à concessão (CDRU) por escritura pública registrada no cartório imobiliário, com prazo de cinco a 30 anos, renováveis por mais 30. Para tanto, paga-se à Terracap uma taxa de retribuição mensal e apresenta-se uma programação de geração de empregos.

“O Pró-DF foi criado e tinha problemas jurídicos. Era inconstitucional, e o que se fez no governo Ibaneis é trazer a segurança jurídica. Criou-se um novo programa, o Desenvolve-DF, e esperamos regularizar cerca de três mil empresas que vão gerar emprego e renda, já que no passado elas não conseguiam se regularizar”, explicou o presidente da Terracap, Izidio Santos.

Empresas recebem escrituras e segurança jurídica para gerar mais empregos