25/10/2022 às 11:36, atualizado em 25/10/2022 às 13:06

Sobradinho dos Melos ganha rede de drenagem e reforço nas vias

GDF Presente, DER e Novacap executam obras em pista recém-asfaltada que leva até a comunidade do Paranoá, onde moram cerca de 500 famílias

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Após a pavimentação de 1,2 km que beneficiou a comunidade de Sobradinho dos Melos, no Paranoá, agora é a vez da rede de captação de águas pluviais e da construção de lombadas. Para tanto, o GDF Presente, o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER) e a Novacap fazem um trabalho conjunto na região de intensa produção rural onde moram cerca de 500 famílias.

Pista pavimentada e reforço na segurança | Foto: GDF Presente

Uma rede de manilhas de concreto com aproximadamente 10 metros de extensão foi implantada junto à pista, como prevenção ao período chuvoso. E, para aumentar a segurança no local, o 4º Distrito do DER e operários da Administração Regional do Paranoá construíram uma lombada no asfalto, já que a velocidade na via é de 40 km/h.

[Olho texto=”“Agora, podemos dizer que está ficando tudo organizado”” assinatura=”Leandro Cardoso, coordenador do Polo Leste” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O administrador da cidade, Júnior Carvalho, lembra que se trata de uma área rural em crescimento e com demanda por melhorias. “Temos ali muitos chacareiros e também um frigorífico, o que gera 200 empregos na região”, aponta. “O transporte da produção estava afetado. O asfalto já trouxe grande benefício, mas era necessária a tubulação para evitar problemas com as chuvas”.

Segurança

Equipes do Polo Leste do GDF Presente, que abrange a região, trabalharam na preparação da pista de terra, antes de iniciar a pavimentação, com serviços de terraplanagem e nivelação. Os profissionais auxiliam também na execução da primeira de três ondulações na via.

“É uma região onde já observamos crianças brincando próximo à estrada, e isso não combina com a alta velocidade”, ressalta o coordenador do Polo Leste, Leandro Cardoso. “Agora, podemos dizer que está ficando tudo organizado.”

Sobradinho dos Melos ganha rede de drenagem e reforço nas vias