26/10/2022 às 14:35, atualizado em 26/10/2022 às 14:42

Comitê Distrital da Diversidade Religiosa apresenta novos integrantes

Selecionados em chamamento público este ano, participantes são responsáveis por recomendar ações e políticas de combate à intolerância e defesa da laicidade

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O Distrito Federal celebrou, nesta terça-feira (25), o Dia Distrital de Combate à Intolerância Religiosa, instituído pela Lei Distrital nº 5.690/2016. Para marcar a data, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) realizou o 5º Diálogo com o Comitê Distrital da Diversidade Religiosa (CDDR), na sede do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

Durante o encontro, os membros da sociedade civil, selecionados no chamamento público promovido este ano, puderam se apresentar e dialogar sobre as atribuições do comitê e a importância da continuidade do trabalho.

A Comissão de Seleção divulgou os nomes dos membros titulares: Gerlaine Torres Martini, Álvaro Fernando Loureiro da Silva, Roberto Alves de Almeida, Romi Márcia Bencke, Maria Salette Mayer de Aquino e Renata Amado Bahrampour. Os suplentes são Carla Barbosa Costa Lima, Jéssica Paula de Melo, Marcelo Costa Coelho, Márcia Torres Gargalhone, Marcelo Oliveira do Nascimento e Sylvio Santos Sobrinho.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“O colegiado distrital é responsável por recomendar e propor ações e políticas, relativas à diversidade religiosa, combate à intolerância religiosa e defesa da laicidade”, explica o secretário de Justiça e Cidadania, Jaime Santana.

O encontro contou com a participações de organismos parceiros do CDDR e gestores da Sejus, em especial da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial (Sundhir),além dos membros e ex-integrantes do colegiado e lideranças religiosas.

O Governo do Distrito Federal tem atuado para garantir o direito à liberdade de crenças e convicções. Entre as ações de destaque estão os normativos relativos à regularização de templos, o estabelecimento da moeda social para contemplar a regulação de templos, a instituição da Delegacia Especializada em Crimes de Intolerância Religiosa (Decrin), que trabalha no cumprimento das bases da política distrital da diversidade religiosa.

*Com informações da Sejus