26/10/2022 às 12:47, atualizado em 26/10/2022 às 13:49

Muros de contenção reforçam segurança em acesso ao Túnel de Taguatinga

Entrada da pista por onde os veículos vão trafegar no sentido Ceilândia-Plano Piloto é ladeada por aterro com altura que chega a 4 metros

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

O tamanho do Túnel de Taguatinga faz com que duas realidades muito diferentes sejam observadas em suas extremidades. O acesso à obra perto da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) está no mesmo nível das outras vias da região, o que facilita a conexão viária. Já no lado oposto, próximo à Avenida Samdu, a situação é mais desafiadora: a pista que entra na passagem subterrânea, por ficar abaixo da superfície, pede tratamento especial.

Operários trabalham em muro de contenção em uma das extremidades do Túnel de Taguatinga | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Quatro muros de contenção vão proteger o acesso ao túnel do grande aterro que ladeia as faixas de rolamento. São essas peças que sustentarão o paredão de terra, com altura que varia entre 2 e 4 metros. “Para dar conta do serviço, a estrutura das muralhas é feita de concreto armado com vergalhões de aço”, explica o engenheiro civil Everaldo Barros. “A espessura das barras vai de 12,5 mm a 20 mm”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As paredes acompanham a pista de acesso ao túnel até que alcance praticamente o mesmo nível das demais. Os dois primeiros muros de contenção estão prontos desde julho – um tem 7 metros de comprimento, enquanto o outro tem 8 metros. O terceiro deles, com 12,5 m de extensão, começa a ser concretado nesta quarta-feira (26). O processo será dividido em duas etapas.

“Não podemos fazer a concretagem de alturas superiores a 2 metros de uma só vez. O concreto é formado por uma mistura de brita com cimento. Com o impacto da queda do material ao ser lançado dentro da forma, esses dois elementos podem se separar”, explica José Alfredo Aguiar, engenheiro civil que também atua na construção do túnel. “Por isso, a segunda etapa do trabalho fica para o dia seguinte, após a secagem da primeira parte do concreto”.

Muros de contenção reforçam segurança em acesso ao Túnel de Taguatinga