28/10/2022 às 12:03

Exposição, rimas e filmes são opções culturais do fim de semana

Mostra no MAB, rap em Planaltina e festival no Cine Brasília são três atrações para aproveitar

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Algumas atrações interessantes em Brasília e no Entorno no campo da cultura, em vários segmentos, estarão disponíveis para os moradores e visitantes durante o feriadão deste fim de semana das eleições. Cantinho cultural afetivo e aconchegante da capital, o Museu de Arte de Brasília (MAB) lança, nesta sexta-feira (28), a exposição inédita Index: Arte Cidade Identidade, que traça um panorama da relac?a?o entre o desenvolvimento da arte da arquitetura brasiliense com a formac?a?o da identidade da cidade por meio de registros documentais e virtuais.

[Olho texto=”“O projeto tem cara?ter ine?dito tanto em seu formato quanto em sua proposta de conteu?do, pois pretende produzir conteu?do relevante para pesquisa sobre a histo?ria da arte da cidade de Brasi?lia, desde suas primeiras manifestac?o?es ate? as produc?o?es contempora?neas”” assinatura=”Tatiana Gonçales, coordenadora do projeto ‘Index: Arte Cidade Identidade'” esquerda_direita_centro=”direita”]

São, ao todo, dez minidocumentários e uma revista digital que ficarão disponíveis de forma online para consulta pu?blica e como acervo informativo. A abertura do projeto foi nesta quinta-feira (27) com a exibição dos filmes e exposição das obras dos artistas que protagonizam os vídeos. O conteúdo ficará em cartaz até janeiro de 2023. A ideia é fomentar debates durante esse período.

“O projeto tem cara?ter ine?dito tanto em seu formato quanto em sua proposta de conteu?do, pois pretende produzir conteu?do relevante para pesquisa sobre a histo?ria da arte da cidade de Brasi?lia, desde suas primeiras manifestac?o?es ate? as produc?o?es contempora?neas”, revela a coordenadora do projeto, Tatiana Gonçales.

“Visamos ainda mobilizar pesquisadores e artistas de Brasi?lia, promovendo na?o apenas o debate e o aquecimento desse setor, mas tambe?m o resgate das memo?rias e acontecimentos que ratifiquem a pra?tica das artes visuais como agente catalisador da cultura e identidade de Brasi?lia”, acrescenta a curadora.

A exposição ‘Index: Arte Cidade Identidade’ será lançada nesta sexta-feira (28) no Museu de Arte de Brasília | Foto: Arquivo Agência Brasília

Cada filme apresentado possui uma identidade poética própria. Sete artistas – Adriana Vignoli, Azul Rodrigues, Pedro Gandra, Lis Marina Oliveira, David Almeida, Rômulo Barros e Matias Mesquita – e três pesquisadores – Carlos Lin, Gabriela Izar e Angélica Madeira – participam da exposição realizada com apoio do Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).

Composta por 186 páginas, a publicação digital traz a transcrição das entrevistas, além de textos críticos e imagens sobre o assunto. Para tornar a pesquisa o mais acessi?vel possi?vel, todo o conteu?do é bili?ngue e adaptado para deficientes auditivos e visuais, com audiodescrição, legendas descritivas e tradução e interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Rap

Repentistas da modernidade, os rappers são os poetas sociais da vida urbana dos grandes centros e da periferia. Nome de expressão do segmento, Vinicius Jamelão é o proponente do duelo de rimas do II Encontro das Batalhas de Planaltina, que será realizado neste fim de semana no complexo cultural da cidade. O evento conta ainda com apresentações musicais, dança e grafite.

LoboFest

No Cine Brasília, eterno palco da mostra de cinema mais longeva e tradicional do país, até sábado (29) os amantes da sétima arte poderão contar com a programação do LoboFest – Festival Internacional de Filmes. Dedicado, exclusivamente, aos trabalhos de curta-metragem, o evento conta com cerca de 80 títulos. O destaque deste fim de semana é o suspense Sinfonia da Necrópole, de Juliana Rojas. A fita será exibida na Sessão Saci, às 22h30.

Serviço

?Lançamento do projeto Index: Arte Cidade Identidade no Museu de Arte de Brasília – MAB (SHTN Trecho 1, projeto Orla Polo 03, Lote 05)
Entrada gratuita. Confira o site do projeto.

?II Encontro das batalhas, sexta (28), às 18h, e 29/10, às 19h, no Complexo Cultural de Planaltina.

?14ª Edição Lobofest – Festival Internacional de Filmes, até sábado (29), no Cine Brasília, com entrada franca. Destaque para a exibição do filme Sinfonia da Necrópole, na Sessão Saci, sábado, às 22h30.