30/10/2022 às 13:02, atualizado em 30/10/2022 às 14:33

Mais de 81 mil podas de árvores foram feitas no DF em 2022

Com a chegada do período das chuvas, a Novacap tem feito intervenções preventivas nas vias da capital federal para evitar queda de galhos nas pistas

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Com 5 milhões de árvores frutíferas e ornamentais espalhadas pelo Distrito Federal, a poda se torna necessária para reduzir os riscos de acidentes que podem ser causados pela queda de galhos. Até setembro deste ano, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), responsável pela manutenção da arborização da cidade, fez 81 mil intervenções neste sentido.

Trabalho é minucioso e precisa ser executado pontualmente, para garantir a segurança de todos | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Os serviços são executados com auxílio de cinco empresas selecionadas em pregão eletrônico. Ao todo, são 500 funcionários que, atuando nas 33 regiões administrativas do DF, são divididos em 40 equipes formadas por operadores de motosserra e motopoda, auxiliares de limpeza, técnico agrícola, engenheiros e encarregados.

[Numeralha titulo_grande=”160 km ” texto=”de calçadas do Plano Piloto já receberam serviços de poda de árvores neste ano” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Orientamos a população de modo geral que, em caso de necessidade de qualquer intervenção na arborização, faça sua solicitação pelo telefone da Ouvidoria do GDF, e enviaremos um técnico ao local; se necessário, faremos a intervenção”, atenta o chefe de Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Raimundo Silva. As demandas podem ser encaminhadas por meio do telefone 162.

Trabalho preventivo

Josenes Santos, porteiro de um prédio de frente para o Eixo L na 204 Norte:  “A pista fica muito lisa e escorregadia com a queda dos frutos, o que gera muitos acidentes”

Durante o período chuvoso, a ameaça de queda se intensifica, assim como os trabalhos preventivos de podas – que, segundo a Novacap, já foram feitas em 160 quilômetros de calçadas, só no Plano Piloto. Na quarta-feira (26), os trabalhos contemplaram o trecho entre as quadras 202 e 206 do Eixo L Norte.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Há nove anos atuando como porteiro de um prédio de frente para o Eixo L na 204 Norte, Josenes Santos conta que, na época da chuva, que também é a temporada de frutificação do jamelão na área, costumam acontecer acidentes na via quando os galhos das árvores são projetados no asfalto. “A pista fica muito lisa e escorregadia com a queda dos frutos, o que gera muitos acidentes”, aponta. “Como estão podando, acredito que vai diminuir bastante e melhorar a situação”.

A cozinheira Dora Gonçalves destaca a importância do serviço de poda: “Acho legal. Melhor ainda nessa época, porque tem a possibilidade de um galho cair por causa dos raios. Assim é mais seguro”.

O chefe de Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Raimundo Silva, também aproveita para alertar sobre os lugares onde não é possível ser feita uma intervenção: “Orientamos que a pessoa evite estacionar em local com muita arborização, e, caso o faça, tenha o devido cuidado de verificar se existem galhos pendurados com risco de queda”.

Mais de 81 mil podas de árvores foram feitas no DF em 2022