01/11/2022 às 16:31

Policiamento reforçado próximo a cemitérios para o Dia de Finados

PMDF e Detran farão o controle de trânsito nas imediações dos cemitérios durante o feriado

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Os seis cemitérios do Distrito Federal — localizados na Asa Sul, Brazlândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga —, terão policiamento no dia 2 de novembro, Dia de Finados, assim como o emprego de ações para melhor fluidez no trânsito. Os cemitérios estarão abertos para visitação das 7h às 19h.

[Olho texto=”“Orientamos, além de estacionar em locais permitidos, não deixar os celulares nos bolsos de trás, confirmar se o veículo está trancado e se o alarme foi acionado”” assinatura=”Coronel Edvã de Oliveira, comandante de Policiamento de Trânsito da PMDF” esquerda_direita_centro=”direita”]

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) fará a segurança nas imediações dos cemitérios nas regiões administrativas, a partir desta sexta-feira (29), com policiamento a pé e motorizado nas imediações das unidades. Algumas ações já tiveram início no final de semana, com pontos fixos de policiamento nos locais.

A corporação recomenda, ainda, a população a adotar medidas de segurança, como não deixar objetos no interior dos veículos e estar atento ao celular.

“Orientamos, além de estacionar em locais permitidos, não deixar os celulares nos bolsos de trás, confirmar se o veículo está trancado e se o alarme foi acionado. Os cemitérios estarão abertos até às 19h, desta forma é importante estar atento ao local em que o veículo será deixado e se será seguro ao retornar para buscá-lo”, ressalta o comandante de Policiamento de Trânsito da PMDF, coronel Edvã de Oliveira.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) deixará viaturas nos estacionamentos para facilitar os atendimentos, caso necessário. A orientação é ligar para o 193 em casos de emergência.

Imagem: Divulgação/SSP-DF

Trânsito na Asa Sul

As alterações no trânsito próximo ao cemitério da Asa Sul ocorrerão apenas na quarta-feira (2). A entrada para pedestres poderá ser feita pelo portão principal da unidade – ao lado do templo da Legião da Boa Vontade – LBV, por um dos portões em frente ao Setor Policial, próximo à parada de ônibus e, ainda, pelo portão em frente ao estacionamento 6, no Parque da Cidade.

O balão em frente ao cemitério estará fechado e haverá policiamento coordenando a travessia de pedestres e o fluxo de trânsito. A via W5 Sul estará com trânsito em sentido único do balão da entrada do Cemitério até o acesso à Estrada Parque Polícia Militar (EPPM). Entre o balão do cemitério e do Edifício Talento na 714 Sul, a via W5 Sul funcionará nos dois sentidos da via.

[Olho texto=”O estacionamento em frente ao Campo da Esperança será destinado às pessoas com deficiência (PCDs) e idosos. Para acessar o local será necessário apresentar as credenciais emitidas pelo Detran” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Os retornos na altura do setor hospitalar estarão fechados. Para acessar o cemitério, o motorista que estiver na EPPM deverá retornar no viaduto da W3 Sul e subir na via interna do Setor Hospitalar Sul (SHS), ao lado do Hospital Santa Lúcia. O acesso à via W5 Sul pela EPPM estará bloqueado, como explica Edvã.

“O balão em frente ao cemitério estará parcialmente bloqueado. Haverá apenas duas saídas, à esquerda, para quem for seguir para a EPPM, e à direita, para quem seguir para o sentido norte.

Estacionamento

O estacionamento em frente ao Campo da Esperança será destinado às pessoas com deficiência (PCDs) e idosos. Para acessar o local será necessário apresentar as credenciais emitidas pelo Detran. Os demais condutores deverão utilizar, preferencialmente, o estacionamento 6, do Parque da Cidade.

“O estacionamento neste local é amplo e haverá policiais militares na travessia dos pedestres”, completa Edvã.

A PMDF também coordenará as ações de trânsito nos arredores dos cemitérios de Sobradinho por meio do batalhão da área.

Demais cemitérios

O controle do tráfego nas vias próximas aos cemitérios de Brazlândia, Gama, Planaltina e Taguatinga será feito pelas equipes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

[Olho texto=”Em Taguatinga, o estacionamento em frente ao cemitério servirá de área de embarque e desembarque, sendo que o fluxo de veículos ocorrerá em sentido único para facilitar a fluidez ” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Nesta quarta-feira (2), em virtude do Dia de Finados, o Detran-DF fará o controle do tráfego nas vias próximas aos cemitérios de Brazlândia, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga. As equipes do Detran-DF atuarão, principalmente, na travessia de pedestres e na fiscalização de estacionamento irregular. A previsão é que 500 mil pessoas visitem os cemitérios no feriado.

De acordo com a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, nas vias próximas aos cemitérios, em virtude da grande quantidade de veículos, o trânsito poderá apresentar lentidão. Os agentes do Detran-DF farão o controle do tráfego para garantir a fluidez e a segurança dos pedestres. O acesso aos cemitérios será controlado pelos funcionários das empresas administradoras dos locais. Eles estarão identificados com coletes.

Alterações no trânsito

Em Taguatinga, o estacionamento em frente ao cemitério servirá de área de embarque e desembarque, sendo que o fluxo de veículos ocorrerá em sentido único para facilitar a fluidez e, por essa razão, a via de acesso ao cemitério pelo Setor de Oficinas ficará parcialmente fechada.

Nas proximidades do cemitério de Planaltina, um trecho da via que dá acesso ao local ficará fechado para o tráfego de veículos. Em Sobradinho, o estacionamento em frente ao cemitério, será reservado a PCDs e idosos. As equipes do Detran-DF estarão nos locais citados e, em caso de necessidade, poderão realizar intervenções pontuais no trânsito.

*Com informações da SSP-DF