04/11/2022 às 14:31, atualizado em 04/11/2022 às 17:26

B’Arte no Ar! leva breaking à população de Planaltina e Plano Piloto

Concebido a partir de uma limitação enfrentada pelo diretor, espetáculo de dança e música conta com apoio cultural do GDF

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O Mini Teatro Lieta de Ló, em Planaltina, recebe neste domingo (6) o espetáculo de breaking B’Arte no Ar!, idealizado e apresentado pelo dançarino Bart Almeida. No dia 12, será a vez de a população do Plano Piloto apreciar a exibição, no Infinu Comunidade Criativa, espaço da 506 Sul dedicado à cultura. A produção recebeu R$ 40 mil do Fundo de Amparo à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

Movimentos arrojados fazem parte das coreografias, que atraem a plateia | Foto: Divulgação/Urban Photos

A performance, marcada pela criatividade, nasceu de uma dislexia enfrentada pelo artista. O breaking foi escolhido por representar um desafio, uma vez que exige constantes deslocamentos laterais. Além de Bart, a coreografia conta ainda com os dançarinos bgirl (praticante de breakdance) Fab e Jhon, com rima e beatbox (percussão vocal característica do hip-hop). Já as picapes ficam a cargo do DJ Sapo. “Estou muito feliz; este é o primeiro espetáculo que dirijo sozinho”, afirma Bart.

[Olho texto=”“Eu penso em uma coisa e o corpo responde outra coisa. Com a técnica da improvisação estrutural, o corpo responde de forma simultânea para aquele estímulo e não para aquela informação”” assinatura=”Bart Almeida, dançarino e coreógrafo” esquerda_direita_centro=”direita”]

Quem for assistir a B’Arte no Ar! vai ver várias novidades. As músicas que fazem parte da coreografia são escolhidas aleatoriamente pelo DJ Sapo durante a dança. Outra inovação é a presença no palco de uma intérprete de Libras, que usará palavras-chave traduzindo a música para o público com deficiência auditiva. Em Planaltina, a duração da música será maior para que o público possa dançar.

Superação com criatividade

Bart Almeida é licenciado em dança pelo Instituto Federal de Brasília. Sua dificuldade cognitiva devido à lateralidade cruzada despertou nele a ideia de usar linhas do piso e as formas geométricas da capital federal para orientação espacial. Essa metodologia foi desenvolvida com o auxílio de uma bolsa do Programa Institucional  de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre 2014 e 2016.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“”Na minha cabeça, eu penso na esquerda e vou para a direita em vários casos”, explica o artista. “Isso cria uma dificuldade de gerar uma coreografia idêntica, porque eu penso em uma coisa e o corpo responde outra coisa. Com a técnica da improvisação estrutural, o corpo responde de forma simultânea para aquele estímulo e não para aquela informação”.

Nos dois dias do espetáculo, o grupo receberá doações voluntárias de 1kg de alimento para encaminhar a instituições de caridade e ONGs. De acordo com Bart Almeida, o recorde de itens doados, até agora, foi registrado  na apresentação do grupo em Ceilândia: 25 kg.

B’Arte no Ar!
?Domingo (6), às 18h e às 20h, no Mini Teatro Lieta de Ló – Quadra 46, Casa 790, Setor Tradicional, Planaltina
?Dia 12, às 18h, no Infinu Comunidade Criativa – CRS 506, Bloco A, Loja 67, ao lado da Praça das Avós
* Entrada franca, mediante doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível