05/11/2022 às 18:48, atualizado em 05/11/2022 às 20:51

Muro de contenção na entrada do Túnel de Taguatinga é aterrado

Estrutura vai ajudar a conter paredão de terra que ladeia emboque da passagem, nas proximidades da Avenida Samdu; serão usados 130 m³ de terra no processo iniciado na sexta (4)

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Está pronto o terceiro muro de contenção que resguarda o acesso ao lado sul do Túnel de Taguatinga, próximo à Avenida Samdu, por onde os carros vão transitar no sentido Ceilândia-Plano Piloto. A estrutura, com 13 m de extensão e altura que varia entre 2 m e 4 m, já está impermeabilizada. A equipe trabalha agora no aterramento do paredão.

Uma vez concluída a impermeabilização, processo de aterramento tem início | Foto: Carol Caraballo/Agência Brasília

“Devemos usar aproximadamente 130 m³ de terra nessa tarefa”, calcula o engenheiro civil Everaldo Barros. O material é resultante do próprio Túnel de Taguatinga, graças ao método de escavação invertida. Ao longo do processo de abertura da passagem, a terra foi armazenada no 3° Distrito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Quatro muros de contenção vão proteger o emboque do túnel sul. São eles que sustentarão um paredão de terra que ladeia as faixas de rolamento na entrada da passagem.

“Para suportar a pressão, a estrutura das muralhas é reforçada, feita de concreto armado com vergalhões de aço”, explica Everaldo. As paredes acompanham a pista de acesso ao túnel até que ela alcance praticamente o mesmo nível das demais.

As duas primeiras muralhas a serem erguidas ficaram prontas em julho – uma tem 7 m de comprimento, enquanto a outra tem 8 m. O quarto muro ainda não tem data definida para ser construído.

Muro de contenção na entrada do Túnel de Taguatinga é aterrado