Fale com o Governo Ações em Destaques

6/11/22 às 10:14, Atualizado em 6/11/22 às 10:25

Papa-entulhos já receberam mais de 16 mil toneladas de resíduos em 2022

Equipamentos, que funcionam em 14 endereços do DF, são fundamentais para a manutenção da limpeza urbana e para evitar o descarte irregular

Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Um equipamento fundamental que contribui para a limpeza urbana de todo o Distrito Federal e que permite o descarte adequado de resíduos da construção civil (RCC). Este é o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), também conhecido como papa-entulho. Fundamentais no combate ao descarte irregular, os 14 PEVs distribuídos pelo DF receberam, de janeiro até setembro de 2022, 16 mil toneladas de resíduos entregues pela população.

“Infelizmente, ainda temos muitos pontos de descarte irregular que são periodicamente limpos pela equipe do SLU, mas que voltam a ficar sujos por causa do descarte incorreto da população. Com o papa-entulho, a população pode fazer o descarte de entulhos de forma ambientalmente correta gratuitamente” Silvio Vieira, diretor-presidente do SLU

A unidade que mais recebeu resíduos foi a do Guará, com 2.451 toneladas de RCC no período de janeiro a setembro deste ano. Em seguida vem Taguatinga, com 2.534 toneladas.

Os PEVs são gerenciados pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Funcionam de segunda a sábado, das 7h às 18h. Neles, qualquer cidadão pode entregar gratuitamente, por dia, até 1 m³ de resíduos da construção civil. O papa-entulho recebe também restos de podas, óleo de cozinha usado e recicláveis que são entregues para cooperativas.

“São estruturas simples, mas de grande importância para a manutenção da limpeza pública. Infelizmente, ainda temos muitos pontos de descarte irregular que são periodicamente limpos pela equipe do SLU, mas que voltam a ficar sujos por causa do descarte incorreto da população. Com o papa-entulho, a população pode fazer o descarte de entulhos de forma ambientalmente correta gratuitamente”, explica o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira.

Os papa-entulhos funcionam de segunda a sábado, das 7h às 18h; neles, qualquer cidadão pode entregar gratuitamente, por dia, até 1 m³ de resíduos da construção civil | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Todo o material recebido nos PEVs é encaminhado para a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE). Os papa-entulhos em funcionamento no DF estão localizados em Águas Claras, Asa Sul, Brazlândia (duas unidades), Ceilândia (três unidades), Gama, Guará (duas unidades),  Planaltina, Recanto das Emas, Santa Maria e Taguatinga.

Confira os endereços:

Águas Claras
– Avenida Jacarandá, Lote 24, próximo ao terminal de Furnas

Asa Sul
– Núcleo de Limpeza de Brasília, Avenida das Nações (L4 Sul, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto Brasília Sul)

Brazlândia
– Núcleo de Limpeza de Brazlândia – localizado na Área Especial 2 Norte, Lote K, Setor Norte (próximo à 18ª Delegacia de Polícia)
– Quadra 33, Área Especial 3, Vila São José, BR 430, km 1, Sentido Capão da Onça – Rodeador

Ceilândia
– Núcleo de Limpeza de Ceilândia – localizado na QNN 29 Módulos G a K Área Especial, próximo ao IESB
– QNP 28 Área Especial – P Sul s/nº Área da Usina do SLU (depois do Terminal Rodoviário do Setor P Sul)
– QNM 27, lote C – Pátio de Serviço da Administração Regional de Ceilândia

Gama
– Núcleo de Limpeza do Gama – Avenida Contorno localizado na Área Especial, Lote 2, Setor Norte (ao lado do Detran)

Guará
– SRIA IIA QE 25 Área Especial do CAVE (próximo à Feira Permanente)
– Avenida Contorno, próximo ao batalhão da Polícia Militar – Lote “A” da Área Especial 10 – SRIA, Guará II

Planaltina
– Núcleo de Limpeza Urbana de Planaltina – localizado na Área Especial 2, lote 11/12 Setor Norte (próximo ao Batalhão da PMDF)

Recanto das Emas
– Av. Recanto das Emas Qd. 206/300 Centro Urbano – junto à Administração Regional do Recanto das Emas

Santa Maria
– Fazenda Saia Velha, próximo ao conjunto D da quadra QR 219

Taguatinga
– Núcleo de Limpeza Urbana de Taguatinga – localizado na QNG 47 Área Especial nº 9

*Com informações do SLU

Últimas Notícias