08/11/2022 às 15:25, atualizado em 08/11/2022 às 18:59

GDF Presente começa mutirão de limpeza na Estrutural

Com os pontos de coleta mapeados pela administração regional, já foram recolhidas 36 toneladas de lixo, até agora

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O programa GDF Presente deu início, na segunda-feira (7), a um mutirão de retirada de entulhos na Estrutural. A ação tem o objetivo de deixar as ruas e avenidas mais limpas e organizadas. O material será levado à Unidade de Recebimento de Entulho (URE), localizada na cidade.

Caminhões atuam na coleta de lixo; demanda, conforme registra a administração da cidade, é grande e exige ação constante | Foto: GDF Presente

[Olho texto=”“É importante manter a cidade limpa para evitar bichos, como ratos, baratas, escorpiões e os mosquitos da dengue”” assinatura=”Carlos Alberto Santos, coordenador do Polo Oeste do GDF Presente” esquerda_direita_centro=”direita”]

O trabalho estreou no Setor Central, Leste e Norte, locais onde foram recolhidas 36 toneladas de lixo, entre resíduos da construção civil (RCC) e galhadas. A equipe segue, até sexta-feira (12), para os setores Oeste e Especial. A região administrativa reúne 27.254 pessoas em uma área de 738 hectares, conforme dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) 2021.

A diretora de Obras da Administração do SCIA/Estrutural, Rafaela Pereira Valentim, explica que a equipe deverá passar pelos mesmos locais, no mínimo, duas vezes durante a semana. “Há uma demanda alta na cidade Estrutural; é muito entulho, então, tira hoje e amanhã já tem novamente”, aponta.

Prevenção

O coordenador do Polo Oeste do GDF Presente, Carlos Alberto Santos, lembra que a zeladoria previne alagamentos e outros problemas comuns no período chuvoso, bem como a presença de animais perigosos à saúde humana. “É importante manter a cidade limpa para evitar bichos, como ratos, baratas, escorpiões e os mosquitos da dengue”, alerta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Participam 18 pessoas – entre funcionários do GDF Presente, da Administração Regional do SCIA/Estrutural e reeducandos do programa Mãos Dadas, promovido pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). A equipe conta com uma frota de dois caminhões toco, dois caminhões trucados e uma pá carregadeira.

A população pode sugerir locais que precisam de retirada de entulho pela Ouvidoria, no site ou pelo telefone 162, e, presencialmente, na administração regional. É possível também solicitar colocação de boca de lobo, poda de árvores, reforma de calçadas e diversas outras manutenções que promovem qualidade de vida ao cidadão.

 

GDF Presente começa mutirão de limpeza na Estrutural