08/11/2022 às 16:19, atualizado em 08/11/2022 às 17:40

Reunião discute representação brasileira no Conselho Mundial da Água

Secretário nacional de Segurança Hídrica do MDR esteve na Adasa para tratar do tema com o diretor-presidente da instituição

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Nesta terça-feira (8), o secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Sérgio Costa, esteve na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) para reunião com o diretor-presidente da instituição, Raimundo Ribeiro.

[Olho texto=”“Garantir a participação brasileira neste conselho é contribuir para a construção e execução de uma agenda estratégica que busque as soluções para os desafios globais relacionados à água”” assinatura=”Raimundo Ribeiro, diretor-presidente da Adasa” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O encontro teve como objetivo discutir a representação brasileira junto ao Conselho Mundial da Água (World Water Council – WWC), tendo em vista que um novo quadro de governadores – cujo mandato é de três anos – deverá ser formado em 2023.

Costa destacou que a visita à Adasa se deve à experiência da agência na temática e presença no quadro atual de governadores. “Uma vez que a Adasa já faz parte do conselho e nós do governo brasileiro, temos o interesse de participar do board para compartilhar as experiências exitosas nos programas de universalização da água no semiárido brasileiro – como a transposição do Rio São Francisco, Água Doce, entre outras; procurei a agência para que possamos discutir o futuro da representação brasileira e caminhar juntos nesse processo”, pontuou.

Ribeiro lembrou que 12% de toda a água doce disponível no mundo encontram-se em território brasileiro. “Garantir a participação brasileira neste conselho é contribuir para a construção e execução de uma agenda estratégica que busque as soluções para os desafios globais relacionados à água, considerando a preservação dos recursos hídricos aliada a um desenvolvimento econômico e sustentável para todo mundo”, frisou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Conselho Mundial da Água

Responsável pela condução coletiva da agenda global da água, o Conselho Mundial da Água representa milhares de pessoas de mais de 400 organizações de diferentes setores, regiões e campos profissionais com ampla experiência e interesses, em mais de 60 países.

Atualmente, representantes do Brasil ocupam três das 35 vagas de governadores no board do conselho: o diretor de Gestão Corporativa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Adriano Candido Stringhini; o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e o presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar), Vinicius Benevides.

*Com inf0rmações da Adasa