09/11/2022 às 13:43

Medalha Tiradentes vai condecorar 420 civis e militares

Os homenageados pela PMDF foram relacionados nesta quarta-feira (9) em decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

A Medalha Tiradentes homenageia civis e militares cujas ações ou méritos sejam relevantes à segurança pública | Foto: Divulgação / PMDF

Quatrocentos e vinte civis e militares serão condecoradas com a Medalha da Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier, da Polícia Militar (PMDF). Os nomes dos homenageados foram publicados nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) no Decreto nº 43.524, assinado pelo governador Ibaneis Rocha, acolhendo a proposta do comandante-geral da PM, coronel Fábio Augusto Vieira.

O decreto também formaliza a composição do Conselho da Ordem do Mérito, ao qual o líder do GDF é o grão-mestre e presidente honorário.

A Medalha Tiradentes, como também é conhecida a honraria, reconhece em quatro graus – Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador e Cavaleiro – policiais militares, militares de outras corporações, civis e pessoas jurídicas do direito público ou privado cujos serviços, ações ou méritos sejam relevantes à segurança pública.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Entre os homenageados estão secretários do Distrito Federal, como Gustavo Rocha (Casa Civil), Cândido Teles (Agricultura), José Itamar Feitosa (Economia) e Wenderson Souza (Administração Penitenciária), e o controlador-geral do DF, Paulo Wanderson Moreira Martins. A outorga também será concedida a militares falecidos em homenagem póstuma.

A medalha foi criada originalmente pelo Decreto nº 5.272, de 6 de junho de 1980, e elevada à Ordem do Mérito pelo Decreto nº 32.783, de 1º de março de 2011, tornando-se a mais importante distinção honorífica da Polícia Militar.