09/11/2022 às 14:33, atualizado em 09/11/2022 às 14:34

Programa de qualidade de vida para servidores é aprovado

O objetivo da PPQVT é elaborar política e programas de valorização no âmbito da Controladoria-Geral do DF

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

A Política e Programas de Qualidade de Vida no Trabalho (PPQVT), da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), foi publicada nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O documento foi aprovado durante o 7º Encontro Vida e Bem-Estar da CGDF, evento realizado anualmente e que reúne os servidores e colaboradores do órgão para capacitação e reconhecimentos.

A PPQVT faz parte do Plano Distrital de Qualidade de Vida no Trabalho (PDQVT), conduzido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), por meio da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali).

A PPQVT foi aprovada durante o 7º Encontro Vida e Bem-Estar da CGDF, evento realizado anualmente e que reúne os servidores e colaboradores do órgão para capacitação e reconhecimentos | Fotos: Divulgação/CGDF

O objetivo da PPQVT é elaborar política e programas para valorizar o servidor público, procurando atender suas expectativas e necessidades. Alguns pontos trazidos pela PPQVT da CGDF são o equilíbrio entre a vivência saudável no trabalho e na vida pessoal, trazendo cinco eixos principais: saúde e bem-estar, profissional, estrutura, estima e pessoal.

O programa foi elaborado por um grupo de trabalho que reuniu representantes de todas as unidades da Controladoria e que se encontraram em 26 ocasiões para a elaboração do documento. Na CGDF, durante o primeiro semestre deste ano, todos os servidores puderam participar da formulação da PPQVT por meio de murais físicos e virtuais, dando ideias e fazendo propostas para serem implementadas pela política.

Controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima destacou que a CGDF tem priorizado o servidor, “tratando-o como ator principal, como deve ser”

O controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Lima, ressaltou que a CGDF tem abraçado a temática do bem-estar para os servidores, desenvolvendo políticas pensando de forma coletiva. “Estamos priorizando o servidor, tratando-o como ator principal, como deve ser. Afinal, a CGDF não é só um prédio ou uma instituição. Ela é feita por nós, pessoas. Por isso, queremos garantir qualidade de vida para cada um de vocês; a gente passa a maior parte do tempo aqui, junto, trabalhando, e esse ambiente precisa ser cada vez mais agradável”, disse.

O evento onde a PPQVT foi aprovada contou com a participação do secretário executivo de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), Epitácio do Nascimento, que elogiou a atuação da Controladoria e destacou o benefício das ações de governo. “A Sequali está realizando o resgate da saúde, da segurança no trabalho, da capacitação e da preocupação com o servidor. Já colocamos em prática o Clube de Descontos, o Berçário Buriti, o Selo Qualidade de Vida, a Academia Buriti e o Espaço Qualidade de Vida, tudo isso pensando para ter um olhar próximo, junto ao servidor. Com isso, economizamos R$ 14 milhões com redução de abstenções – atestados médicos”, explicou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A servidora Aline Cruz, da Ouvidoria-Geral do Distrito Federal, unidade da CGDF, acredita que esse incentivo seja importante para que os servidores desempenhem melhor suas funções: “Acho fundamental o incentivo à qualidade de vida no trabalho. Como já foi dito aqui, passamos muito tempo da nossa vida no trabalho, então, que seja um tempo prazeroso, bacana, gostoso. Qualidade, para mim, é isso, estar bem e me sentir bem no trabalho.”

Conheça a Portaria nº 233, de 7 de novembro de 2022, que institui a Política de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) na Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF).

*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal