09/11/2022 às 14:39, atualizado em 10/11/2022 às 08:09

Termina concretagem da ligação entre Túnel de Taguatinga e EPTG

Pavimentação de encaixe com 280 m de extensão foi concluída nesta terça (8). Trecho do boulevard que vai da Avenida Comercial até perto do viaduto da EPTG está totalmente revestido

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

A concretagem da via de ligação entre o boulevard do Túnel de Taguatinga e o viaduto da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) está concluída. O encaixe de 280 m terminou de ser pavimentado nesta terça-feira (8). Com isso, o trecho de 730 m que começa na Avenida Comercial e vai até as imediações da passagem subterrânea está totalmente revestido.

O pavimento rígido, feito em concreto, tem vida útil até três vezes maior do que o asfalto | Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

O pavimento rígido é a melhor opção para revestir as faixas do BRT, sigla em inglês para bus rapid transit (ônibus de trânsito rápido). O piso feito com concreto de cimento portland tem vida útil até três vezes maior do que o asfalto. O mesmo material foi usado para dar acabamento às seis faixas de rolamento do Túnel de Taguatinga.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A pavimentação da pista que conecta o piso superior do túnel à EPTG foi feita por etapas. “Concretamos uma metade por vez”, conta Renes Cândido, um dos engenheiros responsáveis pela construção do Túnel de Taguatinga. “Isso porque a pista é abaulada. Isso significa que as duas faixas de rolamento têm caimento diferente.”

É a queda do pavimento que ajuda a evitar alagamentos na via. No caso do corredor exclusivo para ônibus, as águas pluviais são direcionadas para as extremidades da pista porque o centro dela é ligeiramente elevado. O escoamento até as bocas de lobo é feito com a ajuda do meio-fio.

Termina concretagem da ligação entre Túnel de Taguatinga e EPTG