10/11/2022 às 13:09

Faltam 3 mil m² para concluir terraplanagem no boulevard do Túnel

A área de 15 mil metros quadrados entre as avenidas Samdu e Comercial está quase toda aterrada; conclusão dos serviços depende de boas condições climáticas

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A terraplanagem feita no boulevard do Túnel de Taguatinga se concentra na chamada fase 2 do piso superior, trecho com 15 mil m² de área que vai da Avenida Samdu até a Avenida Comercial. Desse total, 12 mil m² já estão prontos para receber a pavimentação. O serviço nos 3 mil m² restantes depende de boas condições climáticas para evoluir.

Material utilizado na terraplanagem é retirado da própria escavação feita no túnel | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O processo de terraplanagem usa seis tipos de veículos: escavadeira, caminhão, motoniveladora, trator, caminhão-pipa e rolo compactador. A escavadeira e o caminhão levam a terra até o local que será aterrado. “Nesta obra, usamos o material retirado da própria escavação”, explica José Alfredo Aguiar, um dos engenheiros civis que atuam na construção do túnel.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O caminhão-pipa entra em ação na etapa de tratamento do solo, fase mais meticulosa da terraplanagem. “Se a terra está muito seca, é preciso molhar. Se está muito úmida, é preciso ‘abrir’ o solo para que ela possa secar”, ensina o engenheiro. “Levamos uma amostra até o laboratório e testamos se o ponto de umidade está ideal para permitir 100% de compactação”.

O último veículo usado na terraplanagem é o rolo compactador, que atua para deixar o solo mais resistente e firme. O piso deve ganhar aproximadamente 1,5 m de altura ao final do aterro. Na fase 1 do boulevard, que vai da Avenida Comercial até a Estrada Parque Taguatinga (EPTG), o aterro e a pavimentação já foram concluídos.