10/11/2022 às 20:49, atualizado em 11/11/2022 às 09:34

Mais de 420 civis e militares foram agraciados com a Medalha Tiradentes

Solenidade foi realizada no fim da tarde desta quinta-feira (10), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Quatrocentos e vinte civis e militares que contribuíram, de alguma forma, com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) ou com a segurança pública local foram condecorados com a Medalha da Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier. Criada em junho de 1980, a comenda é uma das mais relevantes honrarias da PMDF. A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (10), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

Os homenageados foram listados por meio do Decreto nº 43.524/2022, assinado pelo governador Ibaneis Rocha e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de quarta-feira (9). O decreto também formaliza a composição do Conselho da Ordem do Mérito, ao qual o líder do GDF é o grão-mestre e presidente honorário.

Um dos agraciados, o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, disse: “É uma comenda que resgata os valores que nós temos e cultivamos” | Foto: Rodrigo Castro/SSP

Entre os agraciados com o distintivo, estavam os secretários da Casa Civil, Gustavo Rocha, e de Agricultura, Cândido Teles. “Estou extremamente feliz em receber essa homenagem, foi uma das maiores emoções que vivi nestes 70 anos de vida, e [a homenagem] coroa um trabalho de integração da secretaria junto ao governo Ibaneis Rocha, que tem atuado para garantir e dar segurança aos trabalhadores do campo”, comemorou Teles.

Também reverenciado com a insígnia, o titular da Secretaria de Segurança Pública, Júlio Danilo Souza Ferreira, destacou a importância do momento, exaltando as tradições da corporação. “Essa homenagem é o reconhecimento da Polícia Militar a pessoas que ajudaram a segurança pública no DF”, ressaltou o gestor. “É uma comenda que resgata os valores que nós temos e cultivamos”.

A Medalha Tiradentes, como também é conhecida a honraria, reconhece em quatro graus – Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador e Cavaleiro – policiais militares, militares de outras corporações, civis e pessoas jurídicas do direito público ou privado, cujos serviços, ações ou méritos sejam relevantes à segurança pública.

Mais de 420 civis e militares foram agraciados com a Medalha Tiradentes