11/11/2022 às 13:51

Governo oferta 87 bolsas de estudo em cursos superiores

Servidores públicos e integrantes da sociedade civil podem concorrer; inscrições vão do dia 17 deste mês a 9 de dezembro

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) lançou edital para o processo seletivo do Programa de Concessão de Bolsas de Estudo junto ao Centro de Ensino Unificado de Brasília (UDF), destinado aos servidores públicos distritais e da rede pública de ensino. A oferta é para as aulas que se iniciam no primeiro semestre de 2023. Ao todo, serão oferecidas 87 bolsas integrais. As inscrições poderão ser feitas do dia 17 deste mês a 9 de dezembro.

Requisitos para inscrições podem ser acessados no site da Escola de Governo | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Atualmente gerido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração, o programa faz parte de um acordo firmado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) no fim da década de 1960. Desde então, o governo vem aprimorando o objetivo de ampliar o acesso gratuito ao ensino superior entre servidores e sociedade civil.

[Olho texto=”“O programa contribui para a formação dos cidadãos e para a capacitação dos servidores e empregados públicos” ” assinatura=”Juliana Tolentino, diretora-executiva da Egov” esquerda_direita_centro=”direita”]

Quem pode participar

Como nas edições anteriores, as bolsas são destinadas aos servidores públicos efetivos, empregados públicos do Distrito Federal e ex-alunos da rede pública de ensino do DF. Conforme o edital publicado nesta sexta-feira (11) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o processo de concessão das bolsas terá etapas distintas de seleção para servidores públicos e da rede pública de ensino (sociedade civil). No caso dos candidatos da administração pública, serão levados em conta o tempo de serviço, a assiduidade, o número de dependentes, a remuneração e o nível de escolaridade.

Para os candidatos da sociedade civil, as exigências incluem a conclusão dos três anos do ensino médio em escola da rede pública de ensino do DF, participação na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e média mínima obtida de 400 pontos, além da comprovação de hipossuficiência de renda familiar. Do total de 87 vagas, são 38 para servidores e 49 para a sociedade civil. A divisão é feita por curso ofertado e período das aulas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O programa contribui para a formação dos cidadãos e para a capacitação dos servidores e empregados públicos”, afirma a diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino. O edital contempla os 22 cursos do centro universitário, que oferece graduações em direito, administração, biomedicina, contabilidade, fonoaudiologia, pedagogia e letras português/inglês, entre outras. O processo de inscrição é totalmente online.

Veja, no site da Egov, informações sobre o processo seletivo.

*Com informações da Egov