11/11/2022 às 20:18, atualizado em 12/11/2022 às 09:23

Programa Filhos Deste Solo forma 60 jovens em empreendedorismo

Iniciativa da Emater-DF, que apresenta oportunidades de emprego e renda no campo, chega à 14ª turma

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

O programa Filhos Deste Solo formou, nesta sexta-feira (11), mais 60 jovens em empreendedorismo. Nascido em 2019, o programa da Emater-DF já formou 14 turmas de moradores das áreas rurais entre 16 e 29 anos. A cerimônia aconteceu no auditório do Instituto Federal de Brasília (IFB) — parceiro da Emater-DF nessa inciativa — em Planaltina.

A 14ª turma do Filhos Deste Solo formou mais 60 jovens moradores de áreas rurais que agora estão aptos a gerirem seus próprios negócios ligados às atividades e produções do campo | Foto: Divulgação / Emater-DF

Para o coordenador de Operações da Emater-DF, Pedro Ivo Braga, o programa é uma importante ação de sucessão rural. “Com essa iniciativa, mostramos aos jovens que existem oportunidades de emprego e renda no campo”, observa. Pedro Ivo acrescenta ainda que o programa está no planejamento estratégico da Emater-DF para os próximos anos, além de reforçar a parceria com o IFB. “A história das duas instituições se confunde. Temos muitos extensionistas que estudaram aqui”, pontua.

[Olho texto=”“Produtores rurais organizados conseguem alcançar bons resultados com mais facilidade. É um nicho de mercado com alto potencial de êxito”” assinatura=”Luann Barros, produtor de cogumelos orgânicos comestíveis” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Helena Xavier vive em uma comunidade rural de Águas Lindas (GO), no Entorno do Distrito Federal. Para a jovem, de 27 anos, foi importante abordar assuntos como administração rural, gestão de pessoas e marketing digital. “Hoje, podemos competir com mais conhecimento, o que pode garantir o êxito nos negócios”, acredita. Helena pretende investir em alguma ação de informática, de forma a incluir comunidades na internet, com foco na agroecologia e produção sustentável. “Sem as redes sociais, é muito difícil obter algum sucesso”, observa.

Já Luann Barros, morador da Rota do Cavalo, em Sobradinho, entende que o associativismo e o cooperativismo são importantes para desenvolver a agricultura familiar. “Produtores rurais organizados conseguem alcançar bons resultados com mais facilidade”, detalha. Luann deseja trabalhar com produção orgânica de cogumelos comestíveis. “É um nicho de mercado com alto potencial de êxito”, garante.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Criado para manter a sucessão rural e capacitar jovens a gerirem seu próprio negócio, o Filhos Deste Solo aborda temas como associação e cooperativismo, pesquisa de mercado, viabilidade do empreendimento, políticas públicas, exportação no agro e sucessão familiar. Agora, as moças e rapazes formados vão trabalhar em seus próprios planos de negócios, que serão avaliados pela Emater-DF.

Até agora, o programa formou mais de 300 jovens. Muitos negócios começaram graças ao curso, como agroindústrias de sorvetes, bolos, sucos e até um viveiro de pássaros. Alguns dos jovens que participaram do curso foram indicados para prêmios internacionais de empreendedorismo, como o do Start BSB, que incentiva o empreendedorismo, e o do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, que investe na produção de pequenos agricultores na América Latina e Caribe.

*Com informações da Emater-DF