11/11/2022 às 13:33, atualizado em 11/11/2022 às 16:10

Túnel de Taguatinga é preparado para receber ventiladores

Laje da passagem subterrânea receberá 832 furos, necessários para a fixação da base dos aparelhos; sistema de exaustão será composto por 52 equipamentos automatizados

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Foi dado o primeiro passo para a instalação dos ventiladores no Túnel de Taguatinga. Os furos necessários para a fixação da base dos equipamentos já começaram a ser feitos na laje da passagem. Ao todo, serão 832 perfurações, que vão receber barras roscadas com 67 cm e 38 cm de comprimento.

O suporte que prende cada ventilador à laje precisa estar perfeitamente nivelado para evitar danos a longo prazo | Fotos: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

O sistema de exaustão do túnel será composto por 52 ventiladores. O lado sul da passagem, onde os veículos vão trafegar da Avenida Elmo Serejo em direção à Estrada Parque Taguatinga (EPTG), terá 22 aparelhos. Já no lado norte, serão 30 unidades – como o fluxo de carros seguirá sentido oposto à corrente de ar natural, é preciso ter uma exaustão mais potente.

Assim como todos os equipamentos de segurança do Túnel de Taguatinga, os ventiladores serão controlados de forma automatizada. Segundo o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria de Obras, Ricardo Terenzi, sensores de fumaça vão aumentar ou diminuir a velocidade das pás conforme a necessidade.

O método usado para fixar o primeiro equipamento servirá de modelo para a implantação das demais peças

“Se houver um engarrafamento intenso ou até um incêndio dentro do túnel, a rotação aumenta o suficiente para aspirar a fumaça e lançá-la para fora da passagem”, explica Terenzi. Três geradores darão autonomia de até 60 minutos para os ventiladores, em caso de interrupção do fornecimento de energia elétrica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Modelo

O Túnel de Taguatinga já tem um ventilador instalado. O método usado para fixar o equipamento servirá de modelo para a implantação das demais peças. Isso porque o suporte que prende o aparelho à laje precisa estar perfeitamente nivelado para evitar danos a longo prazo.

“O nivelamento deve seguir a horizontal absoluta, ou seja, não pode acompanhar a inclinação da laje do túnel”, explica o engenheiro mecânico Vinícius Matos. Para garantir uma instalação perfeita, a fábrica paulista responsável pela produção dos ventiladores enviará um representante técnico para validar o serviço.

Túnel de Taguatinga é preparado para receber ventiladores