12/11/2022 às 15:22, atualizado em 02/01/2023 às 16:53

Ação social leva mais serviços de saúde para Samambaia

Cerca de 280 profissionais se envolveram no evento para ofertar atendimento médico, orientação jurídica e marcação para emissão de documentos na Escola Classe 431

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

A população de Samambaia teve acesso, neste sábado (12), a uma grande ação social, que contou com a oferta gratuita de vários serviços. O evento foi realizado na Escola Classe 431, na Expansão de Samambaia Norte, pelo Conselho Regional de Saúde da região administrativa – órgão vinculado à Secretaria de Saúde.

Durante a ação, a comunidade teve atendimento médico, aferição de pressão e glicemia e prevenção ginecológica, entre outros serviços | Fotos: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília

Das 8h às 17h, foram oferecidos atendimento médico, aferição de pressão e glicemia, prevenção ginecológica, pediatria, clínica médica, odontologia, ortopedia, urologia, oftalmologia e outras especialidades; atendimento jurídico, serviços do Na Hora e palestras.

[Olho texto=”“A cada ano buscamos aumentar o número de profissionais e parceiros para atender a população em todas as suas necessidades”” assinatura=”Lucilene Florêncio, secretária de Saúde” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para a criançada, a diversão foi garantida com brinquedos infláveis e pula-pula, algodão doce e cachorro-quente, além de pintura de rosto. Também houve corte de cabelo gratuito e consulta sobre graduações e bolsas de estudo com instituições de ensino.

As ações do Conselho Regional de Saúde de Samambaia ocorrem há duas décadas, com o apoio voluntário de agentes de saúde da região. Na última edição, foram atendidas mais de 5,8 mil pessoas.

Cerca de 230 profissionais atuaram no evento deste ano em diversos setores. “A cada ano buscamos aumentar o número de profissionais e parceiros para atender a população em todas as suas necessidades”, afirmou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

“Em um momento em que precisamos aumentar a cobertura vacinal e falar de doenças imunopreveníveis, é muito importante estarmos com a população”, analisou a responsável sanitária do DF. Segundo a secretária, outras iniciativas como aquela serão replicadas.

“A cada semana, estaremos em uma região administrativa diferente para que possamos fazer essas entregas que a população tanto precisa”, disse Lucilene Florêncio, que se voluntariou a realizar atendimentos médicos durante a ação de Samambaia.

O presidente do Conselho Regional de Saúde de Samambaia, Joel dos Santos, salienta a continuidade dos tratamentos. “O melhor da festa é que os atendimentos não ficam só aqui. Se precisar de algum exame ou acompanhamento, o paciente é encaminhado a uma unidade de saúde de referência já com o agendamento”, analisou.

Moradora da Quadra 429 de Samambaia, Luisa Gomes ficou sabendo do evento por meio do carro de som e aproveitou para agendar a emissão do RG do filho

“É uma população com um índice de vulnerabilidade alto e ações como esta trazem os serviços de saúde para a porta da casa delas, atendendo-os da forma que merece”, avaliou o administrador regional de Samambaia, Claudeci Martins.

Referência Comunitária

A ação foi sediada em uma das principais escolas da região, que atende 1,1 mil estudantes na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. “A escola é referência na vida de qualquer ser humano. Então, é uma honra abrir as portas para que a comunidade tenha acesso a serviços tão importantes”, disse a coordenadora regional de ensino de Samambaia, Paula Tredicci.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Moradora da Quadra 429 de Samambaia, Luisa Gomes ficou sabendo do evento por meio de divulgação por carro de som. O veículo passou pelas ruas da cidade durante toda a semana.

Ela, que trabalha como babá de segunda a sexta-feira, aproveitou o sábado livre para agendar a emissão da carteira de identidade do filho de 10 anos. “Foi bem rápido e me ajudou demais”, disse.

Ação social leva mais serviços de saúde para Samambaia