12/11/2022 às 16:30, atualizado em 12/11/2022 às 15:28

Instalação de placas cimentícias garante acabamento no Túnel de Taguatinga

Revestimento é fixado nas paredes do lado norte da passagem, por onde os veículos vão trafegar no sentido Plano Piloto-Ceilândia. O trecho oposto já está totalmente revestido

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

As 7 mil placas que estão sendo instaladas nas quatro paredes internas do Túnel de Taguatinga melhoram a acústica da passagem e são resistentes a condições climáticas adversas | Foto: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

A instalação de placas cimentícias no Túnel de Taguatinga está perto do fim. Falta apenas a fixação de 2.400 m² do acabamento para que as paredes estejam totalmente cobertas. Ao todo, a obra receberá 20.000 m² de revestimento. Os trabalhos estão concentrados no lado norte da passagem subterrânea, por onde os veículos vão trafegar no sentido Plano Piloto-Ceilândia.

O Túnel de Taguatinga receberá 7 mil peças de placas cimentícias em suas quatro paredes internas, cada uma delas medindo 1,2 m por 2,4 m. A escolha do revestimento não foi meramente estética. Vindas de São Paulo, as peças melhoram a acústica da passagem e são resistentes a condições climáticas adversas. Além disso, o acabamento é ignífugo, ou seja, não pega fogo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Enquanto as placas terminam de ser instaladas, uma rigorosa vistoria tem sido feita no serviço que já foi concluído. Um trabalho preventivo que busca qualquer defeito nas peças que estão fixadas. “Percebemos que algumas unidades apresentaram pequenas trincas nas bordas”, explica Antônio Carlos Ribeiro Silva, engenheiro civil da Secretaria de Obras e Infraestrutura.

Isso acontece porque o concreto sofre dilatação quando o tempo está mais quente. “Então, ao instalar as placas, o espaço deixado entre uma e outra não pode ser muito pequeno”, observa Antônio Carlos. “Estamos substituindo 600 peças danificadas. E faremos nova inspeção quando as peças que faltam estiverem instaladas.”