16/11/2022 às 13:58, atualizado em 16/11/2022 às 14:31

Termina a impermeabilização do boulevard do Túnel de Taguatinga

A aplicação da manta asfáltica foi concluída em trecho de 200 m² localizado entre o Viaduto da Samdu e a Avenida Comercial

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O boulevard do Túnel de Taguatinga está totalmente impermeabilizado. A instalação da manta asfáltica foi finalizada nesta quarta-feira (16) em um espaço de 200 m² entre o viaduto da Samdu e a Avenida Comercial. A área já passou por teste de estanqueidade e está pronta para receber a proteção mecânica.

Estruturas que formam a manta asfáltica impedem a passagem de água | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A manta asfáltica garante uma maior vida útil às lajes de concreto. O tapete de poliéster com 4 milímetros de espessura é usado para impedir a passagem da água.

“Depois da instalação, fazemos um teste de estanqueidade, com um equipamento que emite pulsos elétricos para detectar qualquer falha”, explica o secretário de Obras, Lúcio Carvalho de Oliveira. “O aparelho alerta para a existência de furos ou microfissuras que comprometam a impermeabilização”.

Próxima etapa

O resultado positivo do teste de estanqueidade abriu caminho para que a proteção mecânica começasse a ser feita ainda na quarta. A grossa camada de concreto, com 19 cm de largura, é responsável por resguardar a manta asfáltica.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Essa cobertura impede que o poliéster sofra danos”, explica o engenheiro civil Antônio Carlos Ribeiro Silva, que atua na obra do Túnel de Taguatinga. “Por cima do concreto, aplicaremos a pintura antirraiz”. Com a propriedade de inibir a penetração de raízes em estruturas de concreto, a tinta asfáltica é a escolha certa para o boulevard do Túnel de Taguatinga, que terá projeto de arborização.

A pintura, já seca, vai ganhar uma camada de brita graduada simples (BGS), mistura de pó com brita usada como base para pavimentos. Com isso, a estrutura estará pronta para receber o aterro, que deixará o piso 1,3 m mais alto.

Termina a impermeabilização do boulevard do Túnel de Taguatinga