17/11/2022 às 13:20, atualizado em 17/11/2022 às 13:51

Duplicação da DF-250 é entregue à comunidade do Itapoã e Paranoá

Governador Ibaneis Rocha inaugura via de 5,3 km com duas faixas de rolamento e ciclovia. O valor da obra, que beneficiará cerca de 30 mil motoristas por dia, ficou em mais de R$ 14 milhões

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Mais segurança e conforto para moradores do Itapoã, Paranoá e região. O governador Ibaneis Rocha inaugurou, nesta quinta-feira (17), a duplicação da rodovia DF-250. A obra, um investimento de R$ 14.283.101,06, vai beneficiar cerca de 30 mil motoristas que transitam pela área diariamente.

O trecho duplicado fica entre a DF-001/DF-015 e o acesso a Sobradinho dos Melos, um percurso de 5,3 km. Além de duas faixas de rolamento, a nova pista ganhou ciclofaixa, drenagem de águas pluviais e sinalização horizontal e vertical. Aproximadamente 70 empregos foram gerados com a construção.

O trecho duplicado fica entre a DF-001/DF-015 e o acesso a Sobradinho dos Melos, um percurso de 5,3 km | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

“A população do Itapoã ansiava muito por essa obra. Nós sabemos do engarrafamento que se formava aqui todos os dias”, afirmou Ibaneis Rocha. “Com a concretude do viaduto, que deve ficar pronto nos próximos meses, vamos completar a infraestrutura viária desta região”, completou, citando a construção que ocupa o entroncamento do Itapoã com o Paranoá.

[Olho texto=”“Sabemos o quão necessário é garantir uma infraestrutura viária capaz de receber toda essa população”” assinatura=”governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]

O governador observou que as várias obras em execução na região administrativa têm acompanhado o desenvolvimento da área. “Temos o terminal rodoviário, que deve ser entregue em breve. Temos também um bairro novo sendo construído, o Itapoã Park, com quase 12 mil moradias”, apontou. “Sabemos o quão necessário é garantir uma infraestrutura viária capaz de receber toda essa população”.

Diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fauzi Nacfur ressaltou os benefícios da obra para o trânsito na região. “A duplicação divide o fluxo de veículos. As pessoas demoravam mais de uma hora para percorrer esses quase 6 km. Agora, vão gastar de 10 a 15 minutos”, comentou. “Temos também travessias para pedestres, abrigos de ônibus… Tudo para dar mais segurança e conforto aos moradores”.

O administrador do Itapoã, Raimundo Paz, revelou que a obra era uma demanda antiga da comunidade. “Foram mais de 20 anos de espera”, disse. Já o administrador do Paranoá, Júnior Carvalho, celebrou não só a duplicação da DF-250, mas também a reforma da Avenida Paranoá e a construção da Escola Técnica. “É mais emprego e condições de a nossa comunidade se qualificar profissionalmente”, comemorou.

[Olho texto=”“As pessoas demoravam mais de uma hora para percorrer esses quase 6 km. Agora, vão gastar de 10 a 15 minutos”” assinatura=”Fauzi Nacfur, diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Segundo o deputado distrital Rafael Prudente, diversas audiências públicas foram organizadas para discutir a duplicação da pista. “Essa é uma obra que vai salvar muitas vidas, os acidentes aconteciam com frequência por aqui”, disse. O deputado distrital Agaciel Maia ressaltou o papel do governo na manutenção do equilíbrio econômico do DF nos últimos quatro anos. “A aprovação do Refis ajudou na realização de todas essas obras”, avaliou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Quem está acostumado a transitar pela DF-250 todos os dias está aliviado com a conclusão da obra. Para o autônomo Francisco Severiano, 71 anos, a duplicação é sinônimo de segurança. “A DF-250 era perigosa, muitos perderam a vida nesta pista”, recorda o morador do condomínio Novo Horizonte, no Paranoá. “É uma obra muito importante para a população, estamos realmente satisfeitos”.

Governador Ibaneis inaugura duplicação da DF-250