17/11/2022 às 19:59, atualizado em 17/11/2022 às 20:09

Terapia online está disponível para população todas as sextas-feiras

Serviço começou com a pandemia da covid-19 e, até o momento, já realizou mais de 6,5 mil atendimentos

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Quem tiver interesse em fazer terapia comunitária pode contar com profissionais da Secretaria de Saúde (SES) todas as sextas-feiras. O atendimento é feito online às 15h por meio deste link.

Desde 2020, com o início da pandemia da covid-19, até o momento, a pasta já realizou mais de 6,5 mil atendimentos de terapia comunitária online com a população. Com o apoio da internet, o serviço pode ser acessado de qualquer lugar.

A terapia comunitária online surgiu durante a pandemia da covid-19, mas a Secretaria de Saúde decidiu continuar com o formato | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

O psicólogo Thiago Fernandes de Moraes, 41 anos, que mora na Itália há 22 anos, se interessou pelo trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde do DF. “Eu não tinha nenhum conhecimento da metodologia e, por indicações de amigos em Brasília, descobri um serviço público gratuito tão acolhedor e de tanta qualidade”, conta.

Segundo Moraes, a terapia comunitária permitiu se reconectar com o Brasil, já que quando descobriu estava em lockdown na Itália. “Foi muito importante para mim ter uma janela para o mundo, porque a gente estava fechado em casa. Estava horrível e foi muito bom ter um acolhimento em português”, contou.

A professora aposentada Magnólia Cardoso, 64 anos, participa desde o início do projeto e formou laços com os participantes do grupo. É muito gratificante ter pessoas que nem me conhecem pessoalmente, mas têm tanto carinho e atenção comigo”, diz.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O grupo é organizado pela referência técnica distrital em Terapia Comunitária Integrativa, Doralice Oliveira Gomes. A profissional explica que a terapia comunitária começa com uma conversa e que as pessoas acolhem e mostram o apoio aos participantes do grupo. “O modelo online surgiu para integrar mais na pandemia, mas vimos que é uma forma excelente e continuamos com o formato”, informa.

A profissional ressalta que a ideia básica da prática é a intervenção coletiva, aproveitando as experiências dos participantes para que cada paciente elabore as soluções para o tema. “Dessa forma, a terapia comunitária fortalece os laços sociais do grupo”, destaca.

*Com informações da Secretaria de Saúde