18/11/2022 às 18:51

Ação mobiliza Sobradinho contra a dengue neste sábado (19)

Com a maior taxa de incidência de casos acumulados no ano, cidade vai receber visita de 200 agentes da vigilância e ação de vários órgãos de governo

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

O Governo do Distrito Federal mobiliza diversas ações em combate ao mosquito Aedes aegypti neste sábado (19) em Sobradinho. Cerca de 200 agentes da Vigilância Ambiental vão vistoriar as residências em busca de possíveis criadouros. Ainda está nos planos fazer uma varredura nas ruas para retirada de entulhos. Para reforçar a educação contra a doença, a população também poderá assistir a um teatro educativo sobre a dengue no ginásio de esportes de Sobradinho, onde serão ofertados outros serviços.

A ação é organizada pelas secretarias de Saúde e de Governo. No entanto, há envolvimento de outros órgãos, como a Administração Regional de Sobradinho, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, a Secretaria de Segurança Pública, o DF Legal, a Secretaria de Educação e o Serviço de Limpeza Urbana.

Cerca de 200 agentes da Vigilância Ambiental vão vistoriar as residências em Sobradinho em busca de possíveis criadouros | Foto: Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília

Sobradinho é a região administrativa com a maior taxa de incidência registrada acumulada no ano, com cerca de 3,5% de pessoas contaminadas. “Tem sido a única região administrativa, nas últimas semanas, que continua com média incidência de casos de dengue, enquanto as demais têm diminuído”, explica Cristina Soares, chefe da Assessoria de Mobilização e Prevenção das Endemias. Segundo o último boletim epidemiológico, só neste ano, a cidade registrou 2.496 casos prováveis de dengue.

[Numeralha titulo_grande=”65.868″ texto=”Número de casos prováveis de dengue no Distrito Federal em 2022, de acordo com o boletim da dengue divulgado nesta sexta-feira (18)” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“É a única que persiste o número de casos autóctones, ou seja, em que a doença é adquirida no local em que a pessoa contaminada vive”, acrescenta o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero Martins. “Queremos realizar uma grande mobilização principalmente para alertar que o perigo maior pode estar dentro da casa das pessoas”. Segundo ele, 97% dos focos do mosquito estão na área interna das residências.

A mobilização faz parte do Dia D Nacional de Combate à Dengue, estabelecido pelo Ministério da Saúde no penúltimo sábado de novembro. A Secretaria de Saúde vai aproveitar o evento para oferecer vacinação antirrábica, contra covid-19 e influenza no local.

Dengue no DF

De acordo com o último boletim da dengue, divulgado nesta sexta-feira (18), foram registrados 65.868 casos prováveis de dengue no Distrito Federal em 2022. “Devemos lembrar que, durante a pandemia, não houve vistoria às residências e que ficamos 15 meses sem poder entrar nas casas”, acrescenta Divino Valero.

Nesta semana, o reforço contra a dengue também contou com o serviço de borrifação ultra baixo volume (UBV), conhecido como fumacê | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília.

Para combater o Aedes aegypti, o DF conta com 15 núcleos da Vigilância Ambiental e um total de 1,2 mil agentes. “Apenas em 2022, a Vigilância Ambiental já vistoriou quase 2,3 milhões de imóveis no Distrito Federal”, detalha o gerente de Vigilância Ambiental de Vetores, Animais Peçonhentos e Ações do Campo, Edi Xavier Faria.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Durante as vistorias, foram inspecionadas mais de 5,5 milhões de depósitos, sendo que mais de 490 mil foram tratados com larvicida e 114 mil eliminados.

Nesta semana, o reforço contra a dengue também contou com o serviço de borrifação ultra baixo volume (UBV) – conhecido como fumacê – atuando em nove regiões administrativas: Ceilândia, Estrutural, Gama, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga.

Serviço – Dia D de Combate à Dengue
19 de novembro
Às 9h
Ginásio de Esportes Sobradinho – Quadra 2, Área Especial

*Com informações da Secretaria de Saúde