18/11/2022 às 18:19, atualizado em 18/11/2022 às 18:36

Com temporais, manutenção de áreas verdes é intensificada

Diversas regiões do DF registraram chuvas fortes, com granizo, nos últimos dias. Em vários locais, devido à velocidade dos ventos, houve quedas de galhos e árvores

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

O Departamento de Parques e Jardins (DPJ), responsável pela manutenção das áreas verdes do DF, diante do alerta vermelho do Inmet, para as fortes chuvas com rajadas de vento que poderiam chegar até a 100km/h, durante a tempestade da noite da última quarta-feira (16), montou força-tarefa para atender aos chamados de quedas de galhos e árvores. O atendimento começou às 7h de quinta-feira (17), com 40 equipes em campo e mais de 400 servidores envolvidos.

No período chuvoso, as quedas de árvores são mais recorrentes devido à força do tempo e tempestades atemporais| Foto: Divulgação/Novacap

As áreas mais afetadas foram a Asa Norte, com nove quedas de árvores, Asa Sul, com seis, Sudoeste/Octogonal/Cruzeiro, com três ocorrências. Conforme os chamados foram chegando, as equipes montaram o itinerário de atendimento.

Durante todo o ano, a Novacap realiza a poda preventiva para evitar acidentes com a chegada da temporada de chuvas. Cabe ressaltar que podas previnem, mas não evitam quedas de árvores submetidas a fortes chuvas e ventos de quase 100 km por hora. Árvores podadas também caem, dependendo da situação climática, assim como árvores saudáveis, dependendo da força do vento. Nem toda árvore arrancada por tempestades estava precisando de poda ou de supressão.

Ao analisar os dados, é importante ressaltar que, no período chuvoso, as quedas de árvores são mais recorrentes devido à força do tempo e tempestades atemporais.

– Em 2020, o DPJ registrou a queda de 671 árvores. Nesse mesmo ano, foram realizadas intervenções em 61.974 árvores;
– Em 2021, o DPJ registrou a queda de 5.089 árvores, e foram realizadas 70.409 intervenções;
– Em 2022, o DPJ já realizou 81.332 podas/ intervenções.

A Novacap possui equipes de plantão, tanto para intercorrências emergenciais com quedas de árvores quanto para erupções e buracos em asfalto e alagamento na rede de drenagem. A população pode acionar os chamados pelos canais de atendimento emergencial da Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros (191) e Ouvidoria GDF (162).

*Com informações da Novacap

Com temporais, manutenção de áreas verdes é intensificada