18/11/2022 às 19:58

Encontro apresenta diretrizes para o fim do exercício financeiro

O 16º Intercâmbio com Ordenadores de Despesas reuniu mais de cem servidores, que receberam orientações sobre prazos e procedimentos

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Com o fim do ano se aproximando, o Governo do Distrito Federal (GDF) se prepara para o encerramento do exercício financeiro de 2022. Para apresentar as orientações sobre prazos e procedimentos, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) reuniu, nesta sexta-feira (18), os ordenadores de despesas do Complexo Administrativo do Distrito Federal no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs).

Encontro teve como objetivo dirimir as dúvidas entre os servidores responsáveis pela execução orçamentária, financeira e patrimonial | Foto: Ascom Seplag

O secretário executivo de Finanças, Thiago Conde, destacou a importância do encontro especialmente para dirimir as dúvidas entre os servidores responsáveis pela execução orçamentária, financeira e patrimonial. Conde informou que a Secretaria Executiva de Finanças está à disposição para receber os ordenadores de despesas e prestar orientações adicionais e específicas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O 16º Intercâmbio com Ordenadores de Despesas reuniu mais de cem servidores, que receberam as diretrizes em apresentação do auditor e assessor da Subsecretaria de Contabilidade, Luiz Barreto. Ele ressaltou o foco no artigo nº 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que preza pela sustentabilidade das contas do Estado, priorizando as despesas obrigatórias.

As unidades gestoras têm até o dia 30 de dezembro de 2022 para realizar ajustes orçamentários, financeiros, patrimoniais e contábeis relativos ao exercício financeiro de 2022. Já a Subsecretaria de Contabilidade tem até o dia 8 de janeiro de 2023 para realizar os ajustes finais necessários ao encerramento do exercício de 2022. As orientações completas foram estabelecidas pelo governador Ibaneis Rocha no Decreto nº 43.802, de 4 de outubro de 2022.

*Com informações da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração