18/11/2022 às 18:47, atualizado em 18/11/2022 às 19:12

GDF participa de encontro nacional de secretários da assistência social

Reunião Descentralizada do Fonseas foi oportunidade de troca de experiências no contexto da pandemia e do encontro presencial entre gestores

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, participou nesta quinta (17) e sexta-feira (18) da Reunião Descentralizada do Fórum Nacional de Secretários/as de Estado da Assistência Social (Fonseas). O encontro é um espaço de debate sobre ações na área da assistência social e os desafios que os gestores têm que enfrentar de acordo com a realidade de cada estado.

[Olho texto=”“Foi durante a pandemia que criamos programas importantes e que hoje são permanentes, são políticas de Estado, como o Cartão Prato Cheio e o DF Social”” assinatura=”Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Foi uma oportunidade excelente para trocar experiências com outros gestores e fazer uma reflexão do que o Governo do Distrito Federal (GDF) fez durante a pandemia da covid-19. Assim como foi em todo o Brasil, muitas famílias tiveram queda ou perderam a renda nesse período. A nossa demanda por benefícios sociais aumentou, tivemos que fortalecer as ações de assistência social para atender a essas pessoas, sem colocar nossos servidores em risco”, reforça Ana Paula Marra, que esteve à frente da pasta durante toda a pandemia, antes como secretária-adjunta e agora como secretária de Estado.

A secretária de Desenvolvimento Social participa de reunião do Fonseas | Fotos: Divulgação/Sedes

Realizada em Vitória (ES), a Reunião Descentralizada do Fonseas foi convocada para fortalecer os estados no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e partilhar lições aprendidas no contexto da pandemia e de inovações, além de oportunizar o encontro presencial entre gestores e respectivas equipes.

“Foi durante a pandemia que criamos programas importantes e que hoje são permanentes, são políticas de Estado, como o Cartão Prato Cheio e o DF Social. Conseguimos manter a oferta de refeições nos restaurantes comunitários, a população em situação de rua passou a fazer as refeições gratuitamente. Atualmente, atendemos um número maior de pessoas em relação ao período anterior à pandemia da covid-19. São quase oito milhões de refeições servidas por mês. Em 2019, eram servidas seis milhões de refeições”, reforça a secretária de Desenvolvimento Social.

Balanço e desafios do Suas

Durante o evento, a secretária Ana Paula Marra teve a oportunidade de compartilhar experiências com gestores de outros estados

O Fórum Nacional de Secretários/as de Estado da Assistência Social é uma instância de articulação política das secretarias estaduais de assistência social. A Reunião Descentralizada do Fonseas tem o objetivo de realizar um balanço da atual gestão do fórum nacional e do Suas, com indicação de desafios centrais, particularmente neste período de transição de governos, cuja responsabilidade é fortalecer o pacto federativo, com centralidade no papel estratégico dos estados.

Foram discutidos temas como migração, interiorização e o papel do Sistema Único de Assistência Social; pacto de aprimoramento do Suas; programas de transferência estaduais; financiamento estadual e corresponsabilidades no Suas; gestão do trabalho e as experiência de escola do Suas; emergência e calamidade pública; avaliação da regionalização da proteção social especial; e Nordeste Acolhe e a experiência da Câmara Temática da Assistência Social no Consórcio Nordeste.

O Fonseas foi criado para discutir, negociar e pactuar sobre as ações da assistência social; avançar e acelerar o processo descentralizado e participativo da assistência social; e consolidar a articulação entre as secretarias municipais para melhorar a cobertura e a eficiência das ações, evitando a fragmentação e a dispersão de recursos.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social