18/11/2022 às 17:28

Nova identidade visual garante maior segurança à população

Novos brasão, logo e bandeira da Secretaria DF Legal traduzem a humanização na defesa da ordem urbanística

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A identidade visual da Secretaria DF Legal está de cara nova a partir desta sexta-feira (18). Após três anos e meio de sua criação, a pasta adota nova logo, novo brasão e bandeira. Com isso, a pasta reforça sua missão de humanizar sua atuação na defesa do território do Distrito Federal e de servir à população por meio da proteção da ordem urbanística.

“A formalização da nova identidade visual tem o condão principal de evitar o seu uso indevido, pois o uso indevido ou irregular de brasão e dísticos oficiais de uso exclusivo do poder público resta configurado como crime previsto no CPP”, explica o secretário da DF Legal, Cristiano Mangueira.

“Além disso, aumenta a identidade visual dos servidores e do órgão de fiscalização, que atuam diuturnamente pelo bem maior da cidade, e garante maior segurança à população”, destaca Mangueira.

O novo brasão, assim como a logo, traz um distintivo que demonstra o poder de polícia administrativa exercido pela secretaria | Artes: DF Legal

O novo brasão e a logo trazem um distintivo que demonstra o poder de polícia administrativa exercido pela secretaria.

Em seu centro, o brasão do Distrito Federal modificado traz divisões na horizontal e na vertical, que simbolizam a fiscalização de terras e condomínios horizontais e prédios, comércios e demais atividades de responsabilidade do órgão.

Flâmulas destacam os nomes da DF Legal, Distrito Federal e, em latim, Proteção da Ordem Urbanística.

O brasão contém, ainda, detalhes, como as folhas de louro, que simbolizam a integração das forças e órgãos na proteção das nossas terras e da ordem urbanística. Por fim, traz as principais atribuições da secretaria configuradas como “Auditoria e Fiscalização”.

A nova bandeira traz 33 estrelas, que representam as regiões administrativas, símbolo do cuidado individual com cada uma

O secretário ressalta que a nova logo tem o objetivo de aproximar a população do órgão, que, desde o início da gestão Ibaneis Rocha, passou a ser mais humanizada.

A nova bandeira traz as cores branca e azul marinho, que representam a população do DF e o seu céu transparente e límpido. Nela, constam 33 estrelas. Cada uma representa uma região administrativa, símbolo do cuidado individual com cada uma delas.

*Com informações da Secretaria DF Legal