19/11/2022 às 17:37, atualizado em 19/11/2022 às 20:51

Aberta campanha de segurança para a Copa do Mundo Fifa 2022

Detran dá início a ações para que todos torçam e comemorem muito, mas sem colocar a vida em risco

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Com o Brasil todo em clima de Copa do Mundo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) está preparado para que o brasiliense torça e comemore bastante, sem colocar a segurança do trânsito em risco. Para isso, três frentes já foram levantadas: campanha educativa na mídia, ação de conscientização nas ruas, parques e bares e intensificação das operações de fiscalização.

Todas as ações serão reforçadas tendo como foco a segurança no trânsito | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

“Nossas equipes, tanto de educação quanto de fiscalização, vão atuar muito durante toda a competição”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcelo Portela. “Nós precisamos garantir que todos se divirtam sem o risco de transformar a alegria de um momento em um gol contra, com marcas para toda a vida. Por isso, vamos atacar e defender muito bem, principalmente em dias de partidas da nossa seleção, para que a vida no trânsito não seja colocada em jogo.”

Educação

[Olho texto=”Durante as ações, serão distribuídos informes direcionados aos públicos infantil e adulto” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O trabalho de conscientização, que já é feito diariamente pelas equipes do Detran, vai ser intensificado nas vésperas e em dias de jogos da seleção brasileira. “Como em um jogo, onde todos os jogadores precisam conhecer e respeitar as regras, nós vamos reforçar a divulgação das leis de segurança no trânsito”, explica o diretor de Educação da autarquia, Gustavo Amaral. “E, assim como o jogador que desrespeita a norma ouve o apito do juiz e recebe a punição, quem descumprir as regras do trânsito será abordado pelas equipes de fiscalização e receberá a penalidade cabível. Tudo feito de forma síncrona a fim de evitar a derrota maior, que é causar morte ou grave sequela no trânsito”.

Para deixar claras as regras, estão programadas várias ações, como um grande passeio ciclístico reforçar os cuidados em relação à segurança do próprio ciclista e dos pedestres, atividades educativas nas faixas de pedestres e nos parques (projetos regulares), blitzes em locais de grande circulação de pedestres e veículos e campanhas específicas nos bares. A Diretoria de Educação está trabalhando na produção de material educativo específico para os públicos infantil (álbum) e público adulto (tabela de jogos e bolachas para copos), publicações que serão entregues durante as ações de rua e nos bares.

Operação Boas Festas

Este ano, em razão dos jogos da Copa do Mundo, a Diretoria de Policiamento de Fiscalização de Trânsito dará início à Operação Boas Festas na próxima quinta-feira (24), em ações que se estendem até 1º de janeiro de 2023, para abarcar também as confraternizações e os festejos do Natal e do réveillon.

[Numeralha titulo_grande=”1.320 ” texto=”Total de operações de fiscalização previstas para este período ” esquerda_direita_centro=”direita”]

A operação se baseia no aumento efetivo no policiamento de trânsito e maior presença de viaturas de fiscalização em pontos de consumo de bebidas alcoólicas e de grande circulação de veículos e pessoas, como bares, clubes, boates, eventos festivos, shoppings, entre outros.

A ação dos agentes consiste em trabalhar tanto de forma preventiva, com pontos de demonstração (PDs) e patrulhamentos, quanto de forma repressiva, por meio de pontos de bloqueios, além das operações de fluidez no trânsito.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“A ingestão de bebida alcóolica é um dos principais fatores de risco dos acidentes de trânsito com vítimas fatais, sendo que há um considerável aumento do consumo no período festivo de fim de ano e em dias de jogos do Brasil na Copa; por isso, nosso principal foco será o combate à direção sob influência de álcool, sem deixar de observar também outras irregularidades que trazem graves riscos de acidentes”, adianta o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Wesley Cavalcante.

Para isso, estão previstas aproximadamente 1.320 operações de policiamento e fiscalização de trânsito, divididas em 120 ações do tipo blitz, patrulhamento, pontos de demonstração nas proximidades dos locais e outras operações integradas de segurança pública. 

*Com informações do Detran