22/11/2022 às 20:49, atualizado em 23/11/2022 às 14:40

Cerca de 150 grelhas de águas pluviais são limpas na Feira dos Importados

A iniciativa foi realizada pelo programa GDF Presente, com o apoio da Novacap e da Administração Regional do SIA

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Equipes do programa GDF Presente deram, esta semana, ‘uma geral’ em uma das áreas mais frequentadas do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA): a Feira dos Importados. Aproximadamente 150 grelhas de águas pluviais foram higienizadas e passaram por manutenção. Além disso, os operários fizeram o tradicional cata-cata, com a remoção de inservíveis, lixo verde, restos de entulho, entre outros itens, das redondezas da feira de utilidades.

Com o apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da Administração Regional do SIA, o Polo Central do programa colocou o caminhão-pipa para trabalhar: cada uma das bocas de lobo foram limpas para depois receberem o jateamento de água. Além disso, foi retirado um caminhão cheio de resíduos da localidade. Dois reeducandos da Fundação Nacional de Amparo ao Preso (Funap) auxiliaram na tarefa.

Muita terra, folhas e até pedaços de madeira foram retirados de dentro das caixas de drenagem | Foto: Divulgação

“No período de fim de ano, por conta do Natal e Ano-Novo, o fluxo de pessoas aumenta muito na Feira dos Importados. Por isso, intensificamos as ações de limpeza e conservação ali e em toda a poligonal”, pontua a administradora do SIA, Marcela Oliveira. “E o apoio do GDF Presente é fundamental para realizarmos esses serviços”, acrescenta. A feira chega a receber 25 mil pessoas por dia aos fins de semana. Todavia, nas festas de fim de ano, esse número é ainda maior, tendo em vista a compra de presentes e enfeites.

As grelhas são essenciais para a captação da água pluvial em um período sujeito a chuvas torrenciais. Segundo o coordenador do Polo Central, Carlos Alberto Alves, muita terra, folhas e até pedaços de madeira foram retirados de dentro das caixas de drenagem. Ao lado dos estacionamentos privativos da feira, também foram recolhidos restos de construção e outros tipos de resíduos.

Confira outras ações do GDF Presente:

Além da limpeza, segurança

O coordenador explica que dez tampas de bocas de lobo precisarão ser trocadas por estarem avariadas. O pedido já foi feito à Novacap. Medida importante também para garantir a segurança da população. “Temos de estar atentos, pois uma grelha quebrada pode gerar um acidente. É evitar que alguma pessoa pise e possa cair na caixa de drenagem”, destaca.

Cerca de 150 grelhas de águas pluviais são limpas na Feira dos Importados