22/11/2022 às 16:46, atualizado em 22/11/2022 às 19:22

No DF, secretários de segurança pública debatem políticas para a área

No primeiro dia, Consesp discutiu, entre outros temas, o que seria apresentado à equipe de transição do governo federal; encontro segue nesta quarta (23), no Ministério da Justiça e Segurança Pública

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Com o objetivo de discutir políticas públicas para combate à criminalidade e de trocar experiências, secretários de Segurança Pública de todo o país es­­­­tão reunidos na Residência Oficial de Águas Claras (Roac) nesta terça-feira (22). O Distrito Federal sedia a 84ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). Na quarta-feira (23) a reunião ocorrerá no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

As reuniões ordinárias do Consesp ocorrem quatro vezes por ano para debater políticas públicas e trocar experiências | Fotos: Ascom/SSP-DF

O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, participou da abertura do evento. Durante todo o dia, os secretários realizaram debates sobre diferentes temas, como a escolha do representante do Consesp para o Comitê Gestor da Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Carga, do MJSP; análise da proposta sobre repressão e prevenção aos crimes de tráfico ilícito e uso indevido de drogas e devolutivas da reunião anterior.

[Olho texto=”“Apresentamos pautas que tenham impacto direto e contribuam com demandas nacionais, para o direcionamento estratégico da segurança pública do país”” assinatura=” Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública do DF e presidente do Consesp” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os secretários debateram, ainda, sobre os temas que seriam apresentados à equipe de transição do próximo governo, a aprovação da minuta do regimento interno do conselho e a apresentação do relatório de gestão deste ano. Em seguida, os participantes da reunião seguiram para o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) para um encontro com a equipe que faz a transição para o próximo governo em nível federal.

Para o presidente do Consesp, o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, o compromisso é levar até as reuniões temas relevantes para cada estado. “Apresentamos pautas que tenham impacto direto e contribuam com demandas nacionais, para o direcionamento estratégico da segurança pública do país”, comenta. “Além disso, é possível contribuir com as políticas de segurança pública nacionais, já que o conselho é um órgão consultivo do Ministério da Justiça”, completa.

Nesta quarta-feira (23), os integrantes do conselho voltam a se reunir no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)

Esta é a quarta reunião ordinária realizada neste ano. A primeira ocorreu também em Brasília, quando o secretário Júlio Danilo foi eleito presidente do Conselho.

Conselho

O Consesp surgiu em abril de 2003, durante a realização do Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública. A finalidade é representar os interesses comuns das secretarias de Segurança Pública dos estados e do DF, ou congêneres, junto ao MJSP, promovendo a articulação institucional e propondo ao ministério medidas para aperfeiçoamento do Sistema Único de Segurança Pública.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As reuniões ordinárias ocorrem quatro vezes por ano, podendo haver convocação extraordinária a qualquer tempo. Em março, o Consesp passou a ter status de conselho, com vinculação ao MJSP, durante a 81ª Reunião Ordinária, realizada no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). As cidades de Manaus (AM) e Foz do Iguaçu (PR) sediaram as últimas edições do evento.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do DF

No DF, secretários de segurança pública debatem políticas para a área