23/11/2022 às 19:31

Abertas inscrições para feira de artesanato em Samambaia

A 1ª ExporSam vai selecionar 90 artesãos que trabalham com itens como argila, madeira, reciclados e outras peças de manufatura

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

As inscrições para a 1ª ExporSam – Feira Livre do Artesanato estão abertas para artesãos até a próxima segunda-feira (30). Serão selecionados 90 profissionais. O resultado dos selecionados será divulgado dia 3 de dezembro. O evento vai ocorrer em Samambaia de 15 de dezembro até 28 de fevereiro de 2023.

Podem se inscrever artesãos que produzem peças das seguintes tipologias: argila, madeira, reciclados; fios e tecidos como rendas, bordados, crochê, tecelagem; fibras vegetais como semente, casca, flores e folhas secas; pedras e couro. Também são aceitos trabalhos em metal e materiais sintéticos e outros diversos comprovadamente feitos à mão.

[Olho texto=”“A ideia é oportunizar que artesãos tenham um espaço para escoar a produção dos seus trabalhos, fomentar o empreendedorismo local e, mais importante, criar um canal de comunicação com as demais manifestações culturais”” assinatura=”Demontiez Marques, organizador do evento” esquerda_direita_centro=”direita”]

Realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a ExporSam oferecerá ao consumidor local uma variedade de produtos que ele talvez nunca encontre nas lojas do comércio tradicional. Além da vantagem de pagar por um artigo personalizado. A unicidade de um produto artesanal é o que lhe agrega um valor inestimável, defende Demontiez Marques, um dos organizadores do evento.

“A ideia é oportunizar que artesãos tenham um espaço para escoar a produção dos seus trabalhos, fomentar o empreendedorismo local e, mais importante, criar um canal de comunicação com as demais manifestações culturais: música, poesia, teatro, dança e outros”, destaca. “São profissionais da arte que estarão saindo dos seus domicílios para expor produtos de forma mais ampla, incrementando as vendas dos produtos artesanais”, acrescenta.

O evento ocorrerá oficialmente todas as quintas, sextas e sábados a partir dos dias 15, 16 e 17 de dezembro, repetindo a cada fim de semana seguinte até fevereiro de 2023. O diferencial do projeto, de acordo com organizadores, será conservar o modelo comunitário, resgatando a essência das feiras livres como aquelas tão cativas e simpáticas realizadas no interior de várias cidade país afora.

“Só que aberto e livre aos olhos do público e em local central da cidade, Samambaia”, comenta Jales Teles, também organizador. “Estamos ansiosos e esperamos alcançar a participação de pelo menos 90 artesãos. Um dos principais motivos de realizar esse projeto é incentivar o retorno das associações de artesãos que estão há muito tempo sem atividade conhecida”, emenda.

Serviço

1ª ExporSam – Feira Livre do Artesanato
Local: Canteiro da 1ª Avenida Norte 200/400, próximo ao BRB, em Samambaia
Data: de 15/12 a 28/02
Inscrições para expositores até 30/11 no site oficial do evento