24/11/2022 às 14:26, atualizado em 25/11/2022 às 08:18

GDF promove 45 procuradores do Distrito Federal

Atendendo critérios de merecimento e antiguidade, eles foram promovidos para os cargos de subprocurador-geral e de procurador – categoria II; 81 cargos de procurador – categoria I ficarão vagos e poderão ser ocupados pelos novos concursados

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Quarenta e cinco procuradores do Distrito Federal foram promovidos nesta quinta-feira (24) em cerimônia na sede da Procuradoria-Geral (PGDF). O evento contou com a presença do governador Ibaneis Rocha, que agradeceu o empenho dos servidores na função de advogados do governo local.

O governador Ibaneis Rocha compareceu à cerimônia de promoção dos procuradores do Distrito Federal nesta quinta (24) | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

“Sem a presença dos procuradores, seria muito difícil o andamento do nosso trabalho. Com a PGDF, conseguimos destravar a cidade em vários aspectos, com decisões no Judiciário que nos permitiram governar o Distrito Federal com mais independência”, elogiou o governador Ibaneis Rocha.

Atendendo critérios de merecimento e antiguidade, foram promovidos 45 integrantes da carreira de procurador, sendo 22 para o cargo de subprocurador-geral, e 23 para o cargo de procurador – categoria II. Com a promoção, 81 cargos de procurador – categoria I ficarão vagos e poderão ser ocupados pelos novos concursados, aprovados no processo seletivo que está em andamento.

“Com essa promoção, todos os cargos de procurador – categoria I estão vagos e ficam disponíveis à espera dos novos candidatos aprovados no concurso público que está em andamento, com previsão de término para março de 2023”, explica a procuradora-geral do DF, Ludmila Galvão. “A chegada desses novos procuradores representa uma força de trabalho maior e eles vão contribuir ainda mais para todas as funções, de consultoria e de representação judicial”, acrescenta.

A procuradora-geral do DF, Ludmila Galvão, destacou que os novos procuradores, que entrarão por meio de concurso público, “vão contribuir ainda mais para todas as funções, de consultoria e de representação judicial”

De acordo com o presidente da Associação dos Procuradores do DF (APDF), João Pedro Avelar Pires, a promoção dos servidores é uma das maiores já feitas no DF. “Estão sendo promovidos de 20% a 25% dos colegas. Acredito que é a maior promoção conjunta da nossa história, o que é muito importante porque nossa carreira foi marcada pela estagnação. Vários colegas esperaram até 15 anos para ter uma promoção”, pontua.

O presidente da Associação dos Procuradores do DF (APDF), João Pedro Avelar Pires, afirmou que a promoção dos servidores é uma das maiores já feitas no DF

Uma das servidoras promovidas nesta quinta (24) é a procuradora Daniela Almeida de Carvalho, que ascendeu ao posto de subprocuradora-geral do DF. “É um dia muito feliz para todos os colegas que estão sendo promovidos. Estou há 18 anos na PGDF e hoje alcancei o último posto da carreira. É um reconhecimento do Poder Executivo e da PGDF por crescermos e fortalecermos como instituição”, comemora Daniela.

A procuradora Daniela Almeida de Carvalho ascendeu ao posto de subprocuradora-geral do DF: “É um reconhecimento do Poder Executivo e da PGDF por crescermos e fortalecermos como instituição”

Projetos da PGDF

A procuradora-geral também falou de três projetos em andamento na Casa que buscam a desjudicialização de processos.

O Projeto Osiris contará com inteligência artificial para leitura de peças jurídicas e automatização de atividades repetitivas de petições jurídicas nas execuções fiscais. Segundo a PGDF, o Osiris vai colaborar na arrecadação tributária e na desjudicialização de 140 mil dos 319 mil processos de execução fiscal em trâmite.

Já o Projeto Camedis busca implementar uma câmara permanente de mediação na área de saúde. Será um ambiente físico para atender o cidadão que buscou um remédio ou a marcação de consulta e não teve êxito. O Camedis vai funcionar para evitar a judicialização.

Por fim, o Precatório Rápido será um portal e aplicativo para o cidadão realizar o acordo direto do precatório.

GDF promove 45 procuradores de Justiça e abre vagas para novos servidores