26/11/2022 às 17:27, atualizado em 26/11/2022 às 17:46

Faltam 155 metros de barreiras new jersey do Túnel de Taguatinga

A fase 3 da passagem, trecho central com 85 m de extensão, foi a última a receber as muretas de segurança. A maior obra viária do Distrito Federal terá um total de 4 km de barreiras

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Faltam apenas 155 metros para que o Túnel de Taguatinga esteja totalmente protegido pelas barreiras new jersey. A produção final está concentrada no lado norte da passagem, por onde os veículos vão trafegar em direção à Avenida Elmo Serejo. O último pedaço a receber as muretas fica especificamente na porção central do túnel. É a chamada fase 3, com 85 m de extensão.

As barreiras new jersey podem ser usadas para separar o fluxo de veículos, delimitar áreas em obra ou proteger a estrutura de passagens subterrâneas | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

“Esse trecho será guarnecido por 180 m de new jersey, com um consumo de 46 m³ de concreto”, adianta o engenheiro civil Samuel Teles, um dos envolvidos na obra. “Nessa terça-feira (22), concluímos os primeiros 25 m usando 6,5 m³ do material”, conta. Ao todo, o Túnel de Taguatinga terá aproximadamente 4 km de mureta de segurança.

As new jersey são peças multifuncionais, feitas geralmente de concreto. Essa pequenas paredes podem ser usadas para separar o fluxo de veículos, delimitar áreas em obra ou proteger a estrutura de passagens subterrâneas. No Túnel de Taguatinga, as muretas ainda acumulam outras funções.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Em conjunto com as paredes da passagem subterrânea, as barreiras new jersey formam o que chamamos de canaleta de utilidades”, conta o engenheiro civil fiscal da obra, Antônio Carlos Ribeiro Silva. “É um vão por onde passam cabos de energia e tubulações do sistema de escoamento da construção.”

A presença das muretas não se limita ao interior do túnel. Fora dele, a peça marca presença como um item de segurança essencial. São as barreiras que evitam, em caso de acidente, que um veículo vá parar na outra pista, provocando um estrago ainda maior.

Faltam 155 metros de barreiras new jersey do Túnel de Taguatinga