26/11/2022 às 09:00, atualizado em 26/11/2022 às 09:26

Santa Maria recebe ações de limpeza para minimizar estragos da chuva

Equipe formada por reeducandos e servidores da administração regional trabalhou no parquinho da QR 100 e em diversos pontos do Setor DVO

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

O programa GDF Presente e da Administração de Santa Maria entraram em ação para reparar danos causados pelas fortes chuvas na região administrativa (RA). No dia 18 de novembro, os moradores de Santa Maria foram surpreendidos com um temporal, que provocou estragos como queda de galhos e problemas no asfalto. Para manter a segurança e a limpeza da RA, foi formada uma força-tarefa, segundo a administradora regional Marileide Romão.

[Olho texto=”“Vamos continuar trabalhando no local na semana que vem, para evitar transtornos e riscos à segurança e à saúde da população”” assinatura=”Josiel França, diretor de Obras da Administração Regional de Santa Maria” esquerda_direita_centro=”direita”]

“As ações recuperaram e renovaram os danos causados pela chuva. Nossa cidade segue limpa, revitalizada e segura, porque nossa prioridade é oferecer qualidade de vida para cada um dos cidadãos”, informa Marileide.

Na última segunda-feira (21), uma equipe de 15 reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) foi mobilizada para o trabalho. No Setor DVO, o grupo executou a poda de árvores e a retirada de galhos, com apoio de quatro caminhões caçamba, um trator e uma retroescavadeira.

No Setor DVO, foram retirados galhos de árvores | Fotos: Divulgação/GDF Presente

Os pontos mais prejudicados pelas chuvas, também no Setor DVO, passaram por reforma. Foram usadas dez toneladas de massa asfáltica. Participaram cinco reeducandos, junto a servidores da Administração Regional e do programa GDF Presente.

Limpeza do parquinho infantil na QR 100

Na QR 100, houve a limpeza de um parquinho infantil que ficou sujo após a forte tempestade. Dois reeducandos retiraram terra acumulada dentro do espaço cercado, além da lama dos brinquedos, com apoio de uma retroescavadeira e um caminhão-pipa.

“É um parquinho muito movimentado, fica em uma região em que moram muitas crianças. E a chuva sujou a maioria dos brinquedos, principalmente o escorregador. Agora, a criançada pode voltar a brincar por lá, sem risco de sujar a roupa e se machucar”, destaca o coordenador do Polo Sul 2 do GDF Presente, Rodrigo Caverna.

Os reparos na infraestrutura da cidade seguem nos próximos dias. “Vamos continuar trabalhando no local na semana que vem, para evitar transtornos e riscos à segurança e à saúde da população”, explica o diretor de Obras da Administração Regional de Santa Maria, Josiel França.

Santa Maria recebe ações de limpeza para minimizar estragos da chuva