27/11/2022 às 14:43, atualizado em 27/11/2022 às 14:52

Sistema de drenagem de Planaltina passa por limpeza

Equipe do GDF Presente tem trabalhado principalmente na Avenida da Independência, no centro da cidade; serão limpos todos os 60 bueiros que estão espalhados pelos 4,5 km da via 

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O sistema de drenagem de águas pluviais de Planaltina se encontra em processo de limpeza. O trabalho está concentrado na Avenida da Independência, a principal via da cidade. Com cerca de 4,5 km de extensão, a rua depende do bom funcionamento de suas 60 bocas de lobo para evitar alagamentos na época das chuvas.

Trabalho começa com equipes destampando bueiros para retirar a sujeira; na sequência, material é ensacado e enviado ao SLU | Foto: GDF Presente

“Começamos a limpeza na terça-feira (22) e, por conta do tamanho da avenida, vamos continuar o serviço ao longo da próxima semana”, comenta o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves. “O processo é bastante trabalhoso. A equipe destampa cada um dos bueiros, tira a sujeira com pás e enxadas e ensaca todo esse resíduo para levarmos ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU).”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além de cinco servidores, o GDF Presente tem contado com a ajuda de dez reeducandos do projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), para executar o serviço. A iniciativa oferece oportunidade de trabalho em troca de redução da pena. “A equipe também limpou quatro bocas de lobo em uma rua da Vila Buritis”, comenta Ronaldo. “Os bueiros estavam entupidos e isso prejudicou o escoamento na via.”

O administrador de Planaltina, Célio Rodrigues, explica que a Vila Buritis é um dos bairros mais altos da região administrativa. “Se a drenagem de águas pluviais não estiver funcionando bem, o volume desce todo para o centro da cidade”, aponta. “A Avenida da Independência é muito movimentada, praticamente todos os moradores passam em algum momento do dia por lá. Por isso esse trabalho é tão importante.”

Célio adianta que a administração está desenvolvendo, junto à Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), um projeto que prevê melhorias na rede de drenagem de Planaltina. “Vamos focar em quatro pontos da cidade: Avenida da Independência, Jardim Roriz, Setor de Oficinas e Vila Buritis”, adianta. “Ainda não temos previsão de quando a proposta ficará pronta.”

Sistema de drenagem de Planaltina passa por limpeza