28/11/2022 às 16:24, atualizado em 28/11/2022 às 16:37

Viaduto de Sobradinho em fase de colocação das pré-lajes

Obra vai compor o BRT Norte, um dos grandes investimentos em mobilidade para o segundo mandato do governador Ibaneis Rocha

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Planejado para compor o BRT Norte, um dos grandes investimentos de mobilidade a ser executado nos próximos anos, o viaduto de Sobradinho avança em sua construção. Quando estiver pronta, a estrutura vai melhorar o acesso de quem sai de Sobradinho em direção à BR-020 e evitar congestionamentos causados pelos retornos na via.

Operários colocam as pré-lajes sobre as vigas do viaduto: etapa está próximo do fim | Fotos: Tony Oliveira / Agência Brasília

A obra conta com investimento de R$ 35,5 milhões e vai trazer conforto a 70 mil motoristas que trafegam pela região de Sobradinho, Planaltina, Arapoanga e até mesmo Formosa. Com o empreendimento, o governo local deve gerar cerca de 400 empregos.

“Esse viaduto faz parte da obra do BRT Norte, foi pensado dentro do grande projeto do BRT Norte. As obras estão andando bem, agora com o período de chuvas precisamos esperar um pouco, mas estamos colocando as pré-lajes em cima das vigas e essa etapa está próximo do fim. Também estão terminando o remanejamento da rede de energia, é o que falta para lançarmos as últimas vigas. Depois, é fechar a laje e colocar o pavimento”, explica o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), Fauzi Nacfur Júnior.

Quando estiver pronto, o viaduto de Sobradinho vai melhorar o acesso de quem sai da região administrativa em direção à BR-020

O BRT Norte deve ser licitado até o primeiro trimestre de 2023 e será uma das principais obras do governo, com aporte de R$ 1,2 bilhão. Será essencial para integrar a região Norte do DF e oferecer um melhor transporte público para os usuários.

Moradores comemoram obra

Com 44,45% já executados, o viaduto de Sobradinho tem estimativa de conclusão para março de 2023, quando completará um ano de construção. Quem mora na região aguarda ansiosamente por esse momento. É o caso do gestor público Daniel Oreia. Ele acredita que o viaduto trará segurança a quem trafega pela região.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Quantas vidas foram perdidas ali por falta de segurança e de travessia. Teremos um trânsito que vai fluir melhor. Sem opção de deslocamento para os veículos, hoje todos têm que passar pelo mesmo lugar e isso deixa o trânsito mais lento com o encontro de veículos nas mesmas vias. O viaduto vai melhorar o trânsito e os pedestres terão mais segurança”, comemora Daniel Oreia, morador da cidade há 45 anos.

O empresário Gilmar Monteiro está em Sobradinho há 50 anos e reforça essa visão dos benefícios que o viaduto vai trazer. “Vai ser uma transformação, assim como foi com o conjunto de viadutos do Complexo Viário Governador Roriz. Esse viaduto na saída do Comper vai trazer um alívio gigantesco. Vejo que a obra está avançando bem e vai ajudar muito os moradores e todos que trafegam por ali”, pontua.

Viaduto de Sobradinho em fase de colocação das pré-lajes