30/11/2022 às 14:33

Começa em Brazlândia primeira turma do programa Agricultura da Vida

Com ações voltadas à produção rural e ao empreendedorismo, curso voltado às mulheres foi iniciado e terá duração de 60 horas

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) aderiu ao Programa Mães do Brasil, criado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A partir de agora, mulheres rurais atendidas pela empresa poderão participar do curso Agricultura da Vida, uma das linhas de ação do programa. A primeira turma do curso, em nível nacional, teve início em Brazlândia nesta semana e formará pouco mais de 50 mulheres da região.

Iniciado nesta terça-feira (29), no Escritório Local da Emater de Brazlândia, o curso teve uma aula inaugural para apresentar a proposta às produtoras rurais e explicar a metodologia que será utilizada | Foto: Divulgação/Emater/DF

Com a iniciativa, será fomentado o empreendedorismo rural, a qualificação profissional e estimulado o cooperativismo para a autonomia econômica e social da mulher do campo. O curso, que será ministrado em formato híbrido e terá duração de 60 horas, também prevê a capacitação de produtoras rurais em boas práticas agrícolas, com o objetivo de promover a segurança alimentar de mães e bebês.

[Olho texto=””A empresa atende, atualmente, mais de 10 mil mulheres no campo e sabemos da importância delas no desenvolvimento de suas comunidades e de suas contribuições para a redução da pobreza, insegurança alimentar e preservação ambiental”” assinatura=”Loiselene Trindade, diretora-executiva da Emater-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Nessa primeira turma nós temos produtoras de Brazlândia, Alexandre de Gusmão e Ceilândia. Esse é o primeiro de muitos encontros. Esse curso Agricultura da Vida vai complementar e integrar muitas outras ações já realizadas pela Emater-DF, como o Empreender e Inovar, o Filhos deste Solo e grandes projetos que envolvem assistência técnica e extensão rural e que são essenciais para o desenvolvimento da agricultura”, afirmou a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade.

Para ela, a participação da Emater-DF no programa vai fortalecer ainda mais a atuação da empresa junto às mulheres rurais. “A empresa atende, atualmente, mais de 10 mil mulheres no campo e sabemos da importância delas no desenvolvimento de suas comunidades e de suas contribuições para a redução da pobreza, insegurança alimentar e preservação ambiental”, disse.

Iniciado nesta terça-feira (29), no Escritório Local da Emater de Brazlândia, o curso teve uma aula inaugural para apresentar a proposta às produtoras rurais e explicar a metodologia que será utilizada. “As mulheres que trabalham, que já têm a vocação rural, vão participar deste curso e aprender as boas práticas agrícolas buscando a boa nutrição materno infantil, tanto a dela quanto dos filhos”, destacou Ana Lúcia Muñoz dos Reis, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), que esteve presente em Brazlândia.

[Olho texto=”As aulas terão abordagens que vão desde como empreender e gerir finanças, com qualidade de vida, até a realização de práticas de autocuidados” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

A produtora rural Vanusca Marques, 44 anos, uma das participantes do curso, falou sobre a iniciativa. “É gratificante participar. Há alguns anos a gente não tinha essa oportunidade de ter um curso exclusivo para a gente. A Emater é quem promove algumas iniciativas nesse sentido e ter um curso em âmbito federal é muito bom. Será um novo campo de visão. A cada coisa nova que a gente aprende, com certeza a gente melhora no nosso dia a dia”.

A chefe de gabinete da Administração Regional de Brazlândia, Waldinéia de Carvalho, ressaltou a importância da união de esforços para levar ações para a área rural. “A nossa área rural aqui de Brazlândia é muito mais extensa que a área urbana, então de fato é importante ter um olhar peculiar para essas comunidades. Aqui nós temos mulheres guerreiras, empreendedoras e que precisam se capacitar e se fortalecer para que possam se desenvolver cada vez mais”, disse.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

As aulas terão abordagens que vão desde como empreender e gerir finanças, com qualidade de vida, até a realização de práticas de autocuidados. A subsecretaria de Promoção das Mulheres da Secretaria da Mulher do DF, Luene Garcia, o Coronel Ferrari, representando a vice-governadora eleita do DF, Celina Leão, o professor Francisco, da Universidade Federal de Viçosa, e a senadora eleita Damares Alves também participaram do evento.

*Com informações da Emater-DF