01/12/2022 às 12:49, atualizado em 01/12/2022 às 13:10

Túnel de Taguatinga já tem 37 ventiladores fixados

Sistema de exaustão da passagem subterrânea contará com um total de 52 aparelhos; no momento, as instalações estão concentradas na pista que vai da EPTG até a Avenida Elmo Serejo

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Mais da metade dos ventiladores responsáveis pelo sistema de exaustão do Túnel de Taguatinga já foram acomodados na laje superior da construção. Os 22 aparelhos que vão garantir a qualidade do ar no lado sul da passagem, sentido Avenida Elmo Serejo – Estrada Parque Taguatinga (EPTG), terminaram de ser instalados em 21 de novembro. Na metade norte, 15 equipamentos já estão fixados.

Ventiladores instalados passaram por vistoria da empresa fabricante, que aprovou o trabalho de fixação dos equipamentos realizado no túnel | Foto: Paulo H.Carvalho/Agência Brasília

A pista que leva da EPTG à Avenida Elmo Serejo terá uma quantidade maior de ventiladores: serão 30, no total. Isso porque, no lado norte do túnel, os veículos vão trafegar contra a corrente de ar natural que entra pela extremidade da passagem. “Daí a necessidade de termos uma exaustão mais potente”, explica o engenheiro mecânico Vinicius Matos.

Assim como os demais equipamentos de segurança do Túnel de Taguatinga, os ventiladores serão controlados de forma automatizada. Segundo o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização da Secretaria de Obras, Ricardo Terenzi, sensores de fumaça vão aumentar ou diminuir a velocidade das pás conforme necessidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Se houver um engarrafamento intenso ou até um incêndio dentro do túnel, a rotação aumenta o suficiente para aspirar a fumaça e lançá-la para fora da passagem”, explica Terenzi. Três geradores darão autonomia de até 60 minutos para os ventiladores, em caso de interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Na última semana, um especialista enviado pela empresa fabricante dos equipamentos fez uma vistoria nas instalações. O assistente técnico Guilherme Belatto veio de Itu (SP) a Taguatinga para conferir de perto a fixação dos aparelhos. E, depois de três dias de trabalho, aprovou o serviço feito no túnel.

“Todas as instalações que avaliei foram feitas de forma correta”, garante Belatto. “Aproveitei a visita para corrigir pequenas inconformidades que encontramos em alguns aparelhos. São apenas avarias estéticas, arranhões na pintura que consertamos no próprio local. Nada que comprometesse o funcionamento.”

Túnel de Taguatinga já tem 37 ventiladores fixados